sexta-feira, 8 de junho de 2012

Comprem produtos portugueses

 
OPINIÃO - Jorge Lage

Antes falava-se no código de barras iniciado por 560 como um produto nacional, mas verificou-se que tal nem sempre é verdade. O número do código de barras começado por 560 apenas quer dizer que os produtos são embalados em Portugal. Se vier do estrangeiro vinho, fruta em calda ou gradura, por exemplo, a granel e for embalado em Portugal têm o código de barras começado por 560 como os produtos portugueses.
A Espanha está a fazer por estratégia a embalagem de vários produtos em Portugal para que possam ter 560 no código de barras. Se não queremos ser levados por lorpas e queremos ajudar o nosso país a sair da crise e a ajudarmo-nos a nós próprios devemos dar preferência aos produtos portugueses.
Assim, como procuramos saber a data de validade de um produto, também devemos ver se o produto é nosso ou estrangeiro. Como? Normalmente, aparece a «origem: Portugal», «Fabricado em Portugal», «Produzido em…» uma localidade portuguesa, «Produzido e engarrafado (por exemplo) pela Adega Cooperativa de Valpaços». A rotulagem mais moderna dos produtos portugueses costuma ter, junto à indicação de embalagem reciclável, dentro de um círculo elíptico as letras «PT», seguidas do número da norma europeia «CE».
A minha sugestão é que rejeitem sempre produtos com a indicação de «Produzido num país da UE», porque é um produto estrangeiro e de qualidade duvidosa. Mestres neste disfarce são alguns empresários espanhóis, que até chegam ao cúmulo de chamarem azeite à mistura de azeite de inferior qualidade com óleo. Caro leitor, se quer ter uma vida melhor ajude os portugueses comprando, sempre que possível, o que é nosso.

in:jornal.netbila.net
Retirado do blogue 5l-henrique.blogspot.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário