sábado, 15 de dezembro de 2012

Vila Nova de Foz Côa: Roteiro turístico transfronteiriço pretende fixar população no Vale do Côa

A Fundação Côa Parque (FCP) está a ultimar o roteiro turístico "Côa e Siega Verde", uma iniciativa que pretende levar os visitantes a uma viagem no tempo com mais de 30 mil anos de história.


"Este roteiro pretende descrever o território situado entre os vales dos rios Côa e Águeda e, ao mesmo tempo, despertar nos visitantes a descoberta do património histórico e pré-histórico de vilas e aldeias situadas na região transfronteiriça de Trás-os-Montes, Beira Alta e Castela e o presidente da fundação, Fernando Real.
A arte rupestre do Parque Arqueológico do Vale do Côa e do sítio de Siega Verde (Espanha), as belezas naturais da região do Douro, as vinhas e o vinho, o património arquitetónico, as memórias coletivas do passado e a gastronomia são apenas alguns dos contributos para este roteiro turístico " Arte da Luz", que será apresentado, no sábado, no Museu do Côa.
O roteiro está a ser preparado numa altura em que se assinalam 14 anos da classificação da arte paleolítica do Vale do Côa como Património Mundial.
"Este novo roteiro é, ao mesmo tempo, um retrato do quotidiano das gentes que habitam e habitaram a região do Vale do Côa nos últimos 10 séculos e o resultado de um trabalho que pretende mostrar o sentido de unidade do território transfronteiriço do Côa e Águeda", acrescentou o responsável.
Na opinião do investigador, há vivências comuns a estas duas regiões de fronteira que têm de ser dadas a conhecer, já que superam qualquer divisão administrativa destes dois territórios Ibéricos.
"Nestas duas regiões peninsulares há um elemento cultural de unidade, sendo este roteiro uma forma de trazer pessoas à região, fixando-as, para assim partirem à descoberta da realidade e das lendas que ainda se vivem nestes territórios fronteiriços", frisou o responsável.
Apesar da recessão demográfica nas regiões do interior raiano, os especialistas acreditam que se está a assistir a "um fenómeno demográfico", em que as pessoas estão de regresso à terra.

Sem comentários:

Enviar um comentário