quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Alfândega da Fé: Transladação do santuário do Santo Antão da Barca concluída em finais de 2013

A EDP iniciou os trabalhos de transladação do santuário do Santo Antão da Barca, situado na margem direita do rio Sabor, no concelho de Alfândega da Fé, prevendo-se que a mudança esteja concluída no último trimestre de 2013.



"A nova localização do santuário foi escolhida em consenso com o município, com as populações das aldeias vizinhas e com a Confraria do Santo Antão", explicou o diretor de projeto do empreendimento hidrelétrico do Baixo Sabor, Lopes dos Santos.
No entanto, prevê-se que haja "um ligeiro atraso" na conclusão das obras, já que foi descoberto um conjunto de frescos que terá de ser analisados e transferido para a nova capela dentro de padrões que possam preservar este tipo de arte sacra, que inclui painéis datados do século XVIII.
"Os passos mais difíceis já foram dados, neste momento trata-se de resolver um problema mais construtivo com a descoberta das pinturas a fresco e que neste monumento constituem o aspeto técnico mais delicado. É preciso estudar os novos elementos para encontrar uma solução para garantir a sua transferência em segurança", acrescentou o responsável.
Com o aparecimento das pinturas a fresco no interior da capela, o programa de transladação do santuário sofreu algumas alterações, mas a EDP, acredita que a mudança esteja concluída por altura da festa anual em honra do Santo Antão da Barca, que se realiza em setembro de 2013.
Os técnicos vão agora preceder à desmontagem das pinturas utilizando para o efeito novas técnicas para que as mesmas sejam transladadas para o novo santuário da forma mais exata possível, acabando assim a mudança da capela num conceito de "pedra sobre pedra".
No campo histórico e religioso, a ermida do Santo Antão da Barca há vários séculos que é lugar de confluência de romeiros e devotos que anualmente ali se deslocam.
"O culto ao Santo Antão poderá ter origem na época medieval, associado a uma antiga povoação que existia no local e da qual na há qualquer registo. O culto voltou a nascer no século XVIII com a construção da atual capela", contou a arqueóloga Ana Rita Trindade.
Segundo a investigadora a capela foi mandada erguer em 1743 pelos marqueses de Távora, que tinham interesses económicos em algumas quintas agrícolas da região.
Agora toda área ocupada pelo atual santuário do Santo Antão da Barca ficará submersa como o enchimento da albufeira da barragem do Baixo Sabor, programado para 2013.
Retirado de www.rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário