quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Problemas orais começam no pré-escolar

sorrir_branquinho.jpg
Cerca de 900 crianças de 20 jardins-de-infância do concelho de Bragança passaram a escovar os dentes na escola, graças ao projecto “Sorrir Branquinho”.
A iniciativa levada a cabo pela Unidade de Cuidados na Comunidade de Bragança, em parceria com a Câmara de Bragança, identificou problemas de Saúde Oral e sensibilizou os mais pequenos para a importância de escovar os dentes. Anabela Martins, enfermeira coordenadora da Unidade de Cuidados na Comunidade, revela que 16 por cento das crianças acompanhadas pelo projecto tinham cáries dentárias.“ Há alguns problemas que já estão a ser tratados. Mas a principal conclusão é que as crianças aderiram e conseguiram interiorizar a necessidade de fazer a escovagem dos dentes”, salienta a responsável.O objectivo deste projecto, apresentado ontem, é prevenir doenças orais, cujos tratamentos nem sempre estão acessíveis a todas as famílias.“Às crianças é fácil chegar. Elas aprendem, daí a importância de nós investirmos nesta faixa etária. E é nesta faixa etária que eles vão criar hábitos que se vão prolongar ao longo da vida”, realça a enfermeira. A vereadora da Educação da Câmara de Bragança, Fátima Fernandes, garante que o projecto é para continuar.“Foi um objectivo conseguido, mas não é um projecto para terminar num ano. É para continuar nos próximos anos”, garante a responsável.
A iniciativa “Sorrir Branquinho” teve início este ano lectivo. O objectivo é continuar a acompanhar a Saúde Oral das crianças nos próximos anos.

Escrito por Brigantia
Retirado de www.brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário