sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Empresário investe meio milhão de euros na produção de cogumelos

Um empresário investiu cerca de 500 mil euros na criação de uma unidade industrial com o objectivo de produzir cogumelos em estufa e prevê para uma segunda fase proceder à recolha e tratamento de cogumelos silvestres.
A unidade foi financiada em 43% através de fundos do Proder [Programa de desenvolvimento rural], está instalada na zona industrial de Mogadouro e tem uma capacidade de produção de 12 toneladas de cogumelos por mês, ocupando uma área de produção coberta com 600 metros quadrados.
“Nesta primeira fase do projecto vamos produzir cogumelos brancos, um dos mais consumidos pelos apreciadores da micologia, não estando afastada a ideia de produzir fungos para uso terapêutico, cosmética ou tinturaria”, revelou o empreendedor, Francisco Mateus.
“Este projecto demorou cerca de cinco anos a amadurecer e agora tornou-se numa realidade. Neste momento, dispomos da melhor tecnologia do mercado destinada à produção de cogumelos”, afiançou o empresário.
Numa segunda fase e para complementar o investimento, a Mogaricus-Cogumelos quer também proceder à recolha e tratamento de cogumelos silvestres, aproveitado assim uma mais-valia económica existente na região transmontana.
“Nesta altura do ano assistimos ao delapidar da nossa riqueza em termos de flora e os cogumelos não fogem à regra, já que são apanhados de forma indiscriminada e vendidos a baixo preço a empresários espanhóis que fazem a sua recolha”, afirmou.

IC5 ajuda

No entanto, para comercializar cogumelos silvestres, o empresário defende que é preciso criar “legislação específica para o sector da micologia” e só depois entrar no mercado.
O empresário diz que chegou a altura de encarar o sector da micologia como uma fonte de rendimento acrescida para os produtores florestais da região, na qual são apanhados diariamente fungos comestíveis “de grande qualidade”.
Com as novas vias de comunicação, como é caso do IC5, o empresário “pisca o olho” ao mercado espanhol, devido à proximidade de Mogadouro com a fronteira como Espanha, não estando descartada a ideia de entrar no exigente mercado francês.
“Como trabalhamos essencialmente com cogumelos frescos, não poderemos ir muito além deste dois países europeus, embora a longo prazo, se pense numa linha de desidratação de cogumelos”, concluiu.

Retirado de www.jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário