quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Alfândega da Fé: Câmara investe 100 mil euros na recuperação da capela da Léguinha

As pinturas murais existentes na Capela de Santo Amaro, na Léguinha, nas proximidades da Aldeia de Vilar Chão no concelho de Alfândega da Fé vão ser restauradas. Trata-se de um importante conjunto de frescos datados, ao que tudo indica, do século XVI e que ocupam uma área bastante significativa da capela.

“É uma obra que vai custar à volta de 100 mil euros e inclui a recuperação do edifício da capela. Há uma parte mais antiga e outra mais moderna que vão ser recuperadas essas duas capelas que estão justapostas e vamos ainda recuperar os frescos”, explicou a presidente do município alfandeguense, Berta Nunes.

A Capela da Léguinha será o ponto de partida para a autarquia implementar uma rota turística e cultural, designada por Rota da Fé e que vai juntar um serie de templo com pinturas murais existentes no concelho.

“Será uma rota turística de pinturas murais. Temos no concelho cerca de seis localidades em que nas capelas ou igrejas existem pinturas murais, com interesse patrimonial e artístico. A capela da Legoinha vai ser o ponto de partida para essa rota”, acrescentou a autarca.

A Rota da Fé, a nascer a partir da Capela de Santo Amaro, na Legoinha, que vai agora ser recuperada com o seu importante conjunto de frescos é uma obra há muito ansiada pelos habitantes da freguesia e é entendida com um importante passo para a dinamização do turismo associado a elementos patrimoniais e históricos.

O percurso da Rota da Fé abrange a Igreja de Nossa Senhora da Anunciação de Valverde, a Capela de S. Geraldo de Vale Pereiro, a Capela de Nossa Senhora do Rosário de Sendim da Ribeira e a Capela de Nossa Senhora de Jerusalém de Sendim da Serra, assumindo a Capela de Santo Amaro as funções de Centro Interpretativo de todo este projeto.
Retirado de www.rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário