quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Livro de introdução à língua mirandesa no próximo ano

amadeu_ferreira.jpg
No próximo ano deverá ser lançado um livro de introdução à língua mirandesa. O projecto já está em marcha e com ele pretende-se divulgar a língua no país para a preservar.
Conta com a colaboração de diversos autores, mas a coordenação está a cargo de Amadeu Ferreira.“Trata-se de uma grande publicação que funcione como uma introdução à língua mirandesa. A obra será escrita em português e nela vão colocar-se todos os principais aspectos relacionados com a língua mirandesa”, explica Amadeu Ferreira. “A história, as suas principais características, a sua literatura, onde e quem a fala”, acrescenta.Também no próximo ano, a Associação de Língua Mirandesa deverá sofrer transformações para ter um papel mais activo.“Eu sou presidente da associação e um dos projectos para o próximo ano é transformá-la numa instituição mais actuante, mais ampla e acutilante”, refere. “Eventualmente poderá ser transformada numa associação de língua e cultura mirandesa e conseguir que passe a desempenhar um papel mais aglutinador do que tem tido até agora”.Amadeu Ferreira manifesta-se satisfeito com o aumento do número de alunos inscritos na língua mirandesa no agrupamento de escolas de Miranda do Douro.Mas insiste na necessidade de tornar a disciplina obrigatória para que ela possa ser dignificada.“O mirandês não pode ser uma disciplina de opção. Tem de ser uma disciplina obrigatória”, defende. “A forma como os alunos a escolhem mostra bem que é isso que eles querem. Não pode ser uma disciplina em que haja uma aula por semana mas sim três, no mínimo e tem de ser inserida nos currículo dos alunos”, acrescenta.
Amadeu Ferreira conclui recentemente duas traduções de autores clássicos, Catulo e Horácio, e que deverão ser lançadas em breve.

Escrito por Brigantia
Retirado de www.brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário