sábado, 15 de dezembro de 2012

Mogadouro: Pelourinho alvo de obras de consolidação devido a inclinação

A Câmara de Mogadouro e a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) vão avançar com obras de consolidação do pelourinho de Mogadouro devido ao perigo de “derrocada” do monumento.


"Nesta fase já balizámos e interditámos às pessoas e veículos automóveis a área envolvente ao pelourinho de Mogadouro e aguardamos apenas que a DRCN nos disponibilize um técnico que acompanhe as obras, já que se trata de um monumento único no concelho ", explicou o presidente da autarquia, Moraes Machado.
O pelourinho de Mogadouro tem uma inclinação, verificada há cerca de uma década. Segundo o autarca, as obras de consolidação da estrutura "são urgentes".
"A recuperação do monumento impõe-se não só pela sua importância histórica, mas também porque toda a área envolvente foi alvo de uma profunda intervenção urbanística", acrescentou.
A DRCN está a acompanhar as intervenções que o município de Mogadouro irá realizar, tendo já efetuado o levantamento das necessidades e traçado a metodologia que deverá nortear a sua intervenção.
No entanto, ainda não há um montante definido para as obras de recuperação e consolidação do pelourinho, aguardando-se igualmente a melhoria das condições climatéricas para dar início às intervenções.
O pelourinho de Mogadouro, monumento quinhentista, está classificado como Imóvel de Interesse Publico desde 1966.
Retirado de www.rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário