quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Miranda do Douro: Concatedral de Miranda do Douro recebe a ordenação de dois diáconos pela primeira vez em 200 anos

A Concatedral de Miranda do Douro vai acolher, em dezembro, a ordenação de dois novos diáconos numa cerimónia que há mais de 200 anos não era realizada naquela que já foi a sede da Diocese de Bragança-Miranda.   
 “Estamos a celebrar o ano da vocação na diocese de Bragança-Miranda. Estando de visita ao Arciprestado de Miranda do Douro, que é constituído também pelos concelhos de Mogadouro e Vimioso e aparecendo a candidatos para a ordenação em Diáconos será na Concatedral de Miranda do Douro”, disse D. José Cordeiro ao Mensageiro.
A antiga Diocese de Miranda do Douro foi criada em 23 de março de 1545 a Diocese foi ereta com os territórios mais orientais da arquidiocese de Braga, abrangendo a maior parte da comarca de Trás-os-Montes.
O bispo diocesano D. José Cordeiro vai ordenar dois novos diáconos a 08 de dezembro e decidiu realizar a cerimónia em Miranda do Douro por acreditar que “ajudará muito à dinamização e ao dinamismo” que pretende criar na diocese Bragança-Miranda.
“Desde a passagem da sede de Diocese para Bragança que aconteceu com fusão da diocese de Miranda em 1680, pensamos nós que nunca houve nenhuma outra ordenação na Sé de Miranda. Por isso há mais de 200 que não houve mais nenhuma ordenação e optamos por esta ordenação em Miranda do Douro para haver uma maior mobilização e dinamismo da pastoral vocacional”, acrescentou o prelado.
Ao que foi possível apurar junto de fonte diocesana, a Diocese de Bragança-Miranda é das menos populosas, com 136.500 habitantes, mas a maior do Norte do país em território, com 326 paróquias e 434 comunidades e conta com apenas 60 sacerdotes.
“ As ordenações devem ser feitas na catedral, e tendo nós uma só catedral, aquela que já foi diocese e que hoje tem o estatuto de Concatedral, já que se trata de um estatuto ao mais alto nível dentro de uma diocese, este foi um modo de celebrar o Ano da Vocação”, concluiu D. José Cordeiro.

Retirado de www.rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário