quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Achados de Castro de Avelãs seguem para Espanha e EUA

Já terminaram as escavações arqueológicas no sítio da Torre Velha, em Castro de Avelãs.
Os trabalhos foram realizados no âmbito do protocolo, assinado em Junho do ano passado, entre a Câmara Municipal de Bragança e a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
 
A segunda campanha de escavações terminou no mês passado. Agora os vestígios encontrados vão ser alvo de estudo nos Estados Unidos e em Espanha, como adianta o presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias.
“Neste momento terminou o período de intervenção que estava protocolado. Vai haver agora uma parte de estudo em laboratório para análise de todos os vestígios que ali foram recolhidos, que serão analisados até nos Estados Unidos e até em Espanha, nomeadamente em Barcelona, no sentido de se ter uma ideia muito precisa dos vestígios arqueológicos que ali foram encontrados, em termos de datação da origem, porque foram ali encontrados muitos ossos”, salienta o edil.
Graças aos vestígios arqueológicos encontrados em Castro de Avelãs, Bragança tem conseguido ganhar projecção a nível nacional e, até, internacional.
“Já não é a primeira vez que somos solicitados para participar em eventos de âmbito nacional e até internacional no sentido de divulgarmos os trabalhos que ali foram feitos e os achados ali encontrados”, realça Hernâni Dias.
O município de Bragança quer agora dar continuidade às escavações e construir um centro interpretativo para mostrar a história deste povoado transmontano.
“Nós pretendemos continuar esta escavação, pretendemos fazer aquilo que estiver ao nosso alcance para que efectivamente aquele local venha a ser um local de estudo, onde possamos construir um centro interpretativo”, sublinha o autarca.
A aldeia de Castro de Avelãs, em Bragança, a ganhar dimensão turística, graças às escavações arqueológicas que estão a desenterrar a história de povoados antigos instalados naquela zona.
Escrito por Brigantia
Retirado de www.brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário