domingo, 20 de outubro de 2013

Museu da Memória Rural de Vilarinho da Castanheira presente na Feira do Património

A Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães vai estar presente na Feira do Património que se realiza durante este fim-de-semana em Lisboa. O certame é promovido pela patrimonio.pt, uma plataforma de comunicação online sobre património em Portugal. 


Este ano, o tema da feira é “Economia do Património” e, segundo a organização, pretende ser “um encontro de profissionais do meio, alargado a outros agentes económicos dos sectores da Cultura, Economia e do Turismo, numa sinergia potenciadora de novos negócios e fortalecimento de um mercado com grande potencial de desenvolvimento”.

A Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães está presente no certame através do stand do Turismo Porto e Norte, onde terá em projeção um vídeo promocional do Museu da Memória Rural de Vilarinho da Castanheira, a mais recente estrutura cultural deste concelho duriense.

O Museu da Memória Rural é uma nova estrutura cultural do concelho de Carrazeda de Ansiães exclusivamente dedicada ao património imaterial. Trata-se da primeira unidade museológica a trabalhar de forma abrangente temáticas relativas à cultura rural da região duriense e transmontana, sendo um espaço destinado ao estudo e à recolha das tradições e saberes concelhios e regionais que atualmente estão a cair em desuso, iniciando-se o discurso museográfico, numa primeira fase, com a exposição de temáticas relacionadas com as antigas práticas das culturas da vinha e dos cereais.

Suportado num conjunto de recursos tecnológicos, onde se incluem as mais recentes soluções multimédia, o Museu da Memória Rural assume-se com um caráter fundamentalmente didático, constituindo uma homenagem à cultura rural de um povo que possui uma longa história e uma ancestral tradição cultural que urge preservar, estudar e difundir.

Retirado de www.noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário