sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Festa da Castanha de Vinhais anima fim-de-semana

castanhas_assadas.jpg
Já abriu portas mais uma edição da Rural Castanea – Festa da Castanha, em Vinhais.
Um certame que vai na sua oitava edição e que se prolonga até ao próximo Domingo. Três dias que vão marcar esta vila com muita animação e diversas actividades que vão estar disponíveis para quem visitar Vinhais. Américo Pereira, presidente da Câmara de Vinhais, salienta a importância deste certame para o concelho e para a economia de muitos produtores, não só de castanha, como de outros produtos regionais.
“Fui dizendo ao longo destes anos que ia caminhar rapidamente para ter a dimensão e a projecção da Feira do Fumeiro e já não está muito aquém daquilo que se pretende. Já ultrapassámos a centena de expositores. O espaço este ano também aumentou consideravelmente, tem um programa recheado. E o impacto económico deste certame na região é extremamente forte, porque o concelho de Vinhais e Bragança produzem cerca de 70 por cento da produção de castanha a nível nacional”, sublinha o autarca.
Mais de uma centena de expositores estão presentes nesta Rural Castanea – Festa da Castanha de Vinhais. E trazem dos mais variados produtos para mostrar e vender a quem visitar este certame.
Na abertura desta festa, esteve Melchior Moreira, presidente do Turismo Porto e Norte de Portugal, que enaltece a importância deste género de feiras, também para o desenvolvimento turístico desta região, apesar de ser necessário maior apoio na divulgação deste tipo de eventos.
“O esforço que hoje os municípios estão a fazer na promoção turística destes produtos, trazendo aqui os seus produtores, dando-lhe visibilidade à castanha e aos seus derivados, a nível nacional. Mas é preciso fazer cada vez mais promoção internacional. E portanto temos que olhar no futuro que acções como esta têm que ter mais apoios para a promoção deste evento em termos internacionais”, defende o responsável.
Expositores com produtos variados, concursos, jornadas técnicas, raids Todo o Terreno e magustos, com castanhas assadas no maior assador de castanhas do mundo, e animação musical, são condimentos do programa deste ano da Rural Castanea – Festa da Castanha de Vinhais, que decorre durante o fim de semana.
Escrito por Rádio Vinhais (CIR)
Retirado de www.brigantia.pt  

Sem comentários:

Enviar um comentário