segunda-feira, 21 de maio de 2012

Torre de Moncorvo amplia hortas comunitárias

No próximo ano a câmara de Torre de Moncorvo vai distribuir mais terrenos para hortas comunitárias.Este fim-de-semana entregou 50 talhões, na primeira fase do projecto, num terreno com cerca de meio hectare junto ao Parque urbano. 
Mas a autarquia já está a trabalhar no alargamento do projecto.“Já está em projecto para fazermos mais talhões na Quinta Fonte de Carvalho. São cerca de 150 numa área de dez mil e quinhentos metros quadrados”, adianta a vereadora dos espaços verdes, da câmara municipal, Alexandra Sá, acrescentando que “no próximo ano deverão abrir as candidaturas”.
O primeiro a receber um dos talhões foi o agrupamento de escuteiros de Moncorvo.O adjunto do agrupamento diz que o objectivo é promover actividades lúdicas nos escuteiros. “É para mostrar às crianças o que é efectivamente a agricultura e de onde vêm os produtos que comem em casa”, refere Alexandre Pires, salientando que esta é uma forma de “eles também respeitarem a natureza”.
Os beneficiários mostravam-se satisfeitos com a atribuição do terreno.Para uns representa uma ajuda financeira, para outros é uma forma de passar melhor o tempo.“Isto está complicado e acaba por ser uma grande ajuda para nos a nível económico e alimentar” afirma Cátia Leonardo. “A minha casa não tem quintal e agora tenho este bocadinho para colher umas coisas.
Sempre é melhor do que comprar porque os produtos são mais saudáveis e uma pessoa até passa melhor o tempo” refere Isabel Carromão. Já Fernando Branco candidatou-se “porque estava desempregado por isso tenho tempo para fazer isto que também é a minha área”, enquanto Filomena Branquinho consideras que “sou eu que crio e por isso sabe melhor. Prefiro plantar eu do que comprar”.
O espaço está equipado com um sistema de rega por gravidade, com água proveniente de nascentes e pluviais e que pode ser usada de forma gratuita.


Escrito por Brigantia
in:brigantia.pt
Retirado do blogue "memórias... e outras coisas..." de Henrique Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário