terça-feira, 15 de maio de 2012

Ciência vai ficar mais perto das pessoas

Tornar a ciência mais acessível às pessoas é o objectivo do projecto Ciência@Bragança, ou Ciência em Bragança.

O projecto foi apresentado terça-feira, no Centro Ciência Viva, e resulta de uma parceria entre aquela entidade e o Instituto Politécnico de Bragança.
O vice-presidente do IPB, Orlando Rodrigues, diz que o alvo desta parceria serão os mais novos. “Não só esses, mas fundamentalmente. Mas será dirigido a toda a comunidade”, frisou. Orlando Rodrigues explica que são várias as acções que durante os próximos dois anos vão ajudar a divulgar a ciência, “desde parcerias com os meios de comunicação locais para rubricas, outdoors e um site próprio”, adiantou, explicando que são os próprios órgãos de comunicação que “produzirão alguns dos conteúdos”, sempre numa “perspectiva imaginativa”. O mesmo responsável acredita que poderá ser, também, uma forma de cativar futuros alunos para o Politécnico de Bragança ou para outras escolas superiores da região, mas para a área das ciências.
O director executivo do centro Ciência Viva de Bragança, Jorge Morais, adianta que os conteúdos das iniciativas estarão a cargos de técnicos do centro e do IPB, ou seja, “especialistas em ciência”. “Em alguns casos, esses conteúdos estão a ser criados com a ajuda técnica dos técnicos dos media, sobretudo em rádio e televisão, para que a fórmula resulte”, frisa.
O projecto surgiu no âmbito do programa Compete, e tem um orçamento de 150 mil euros para os próximos dois anos, mas poderá ser prolongado.
Na Brigantia, a parceria já arrancou. As rubricas da ciência podem ser ouvidas às quintas-feiras, depois das 9h00, às 15h30 e às 17h30. O Jornal Nordeste também é um dos parceiros deste projecto.
Retirado do site www.jornalnordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário