terça-feira, 15 de maio de 2012

Barragem em risco


As obras da barragem do Tua podem vir a parar por ordem da UNESCO.O Comité do Património Mundial considera que houve deslealdade por parte do Governo Português. Segundo o jornal Público, o projecto de decisão diz que Portugal não mencionou a obra no processo de candidatura da paisagem do Douro a património mundial.A questão já foi agendada para a próxima reunião do Comité do Património Mundial que se prepara para ordenar a paragem das obras.Para Manuela Cunha, dirigente de “Os Verdes”, esta posição vem de encontro aos propósitos da luta encetada pelo Partido Ecologista em 2007.“Foram Os Verdes que apresentaram queixa e informaram a UNESCO de todo este processo porque o Estado português lhe escondia os elementos” afirma. “Isto não é uma decisão final, mas sim um relatório que vai ser discutido em Junho, no Comité, que poderá aprovar ou não este relatório” refere, acrescentando “o Governo Português, politicamente, deve andar muito empenhado em fazer pressões para que o relatório não seja aprovado”. No entanto, “consideramos fundamental que este relatório acaba por nos dar razão. É preciso parar a barragem no mínimo para avaliar todos os impactes que a barragem e os componentes têm sobre o Alto Douro Vinhateiro”.
A UNESCO poderá travar as obras da Barragem de Foz Tua, por considerar que o projecto pode ter um impacto negativo na área classificada de Património Mundial da Humanidade.

Escrito por UFM (CIR)

2 comentários:

  1. Obrigada Henrique Pedro.
    Também gostei do seu. Quando se tem, como eu, a pretensão de escrevinhar qualquer coisa, gostamos de ler poesia e bons textos. Continue com o bom e inspirador trabalho do seu blogue.

    Mara Cepeda

    ResponderEliminar