quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Projeto 80 com inscrições abertas

A 2ª edição do Projeto 80 desafia Associações de Estudantes do Ensino Básico e Secundário e grupos informais de alunos a apresentarem projetos que fomentem a preservação da biodiversidade e dos recursos naturais, o empreendedorismo, a economia verde, a cidadania e o voluntariado.

Até 31 de dezembro os jovens têm de realizar a pré-inscrição da candidatura dos seus projetos em www.projeto80.pt. Etapa obrigatória para a posterior apresentação de candidatura dos trabalhos.

Em www.projeto80.pt os jovens encontram dicas de boas práticas relacionadas com poupança de água e de energia, mobilidade, alterações climáticas, entre outras temáticas de sustentabilidade. Boas-práticas que podem ajudar a dar forma aos seus projetos com vista ao incremento de bem-estar das escolas e comunidades onde estão inseridos.

São passíveis de candidatura projetos desenvolvidos nos anos letivos 2012/2013 ou 2013/2014.

O Projeto 80 é promovido pelo Governo de Portugal em parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente, a Direção-Geral da Educação, a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, o Instituto Português do Desporto e Juventude, a Quercus e o Green Project Awards.

Em fevereiro e março de 2014, o Roadshow Projeto 80 estará de visita a 18 escolas, uma por cada distrito nacional, durante dois dias. Na bagagem o Roadshow Projeto 80 levará animações e sessões de apresentação de boas práticas.

A edição 2013/2014 do Projeto 80 é patrocinada pela Amb3E, Continente e Sociedade Ponto Verde.

Mais informações disponíveis em: www.projeto80.pt e www.facebook.com/Projeto80.

Sobre a candidatura ao Projeto 80 
Associações de Estudantes ou grupos informais de alunos, entre os 13 e os 17 anos, podem apresentar um projeto que promova nomeadamente a preservação da biodiversidade e dos recursos naturais, o empreendedorismo, a economia verde, a cidadania e o voluntariado na sua escola e comunidade envolvente, desenvolvidos nos anos letivos 2012/2013 ou 2013/2014.

Os jovens têm de realizar a pré-inscrição da sua candidatura no site do Projeto 80, www.projeto80.pt, de 25 de setembro a 31 de dezembro de 2013 e apresentar a candidatura do seu projeto entre 1 de janeiro a 31 de maio de 2014. A pré-inscrição é obrigatória para a consequente apresentação de candidatura.

Do leque de projetos apresentados serão selecionados seis projetos finalistas que se tornam automaticamente em candidatos ao prémio “Iniciativa Jovem” do Green Project Awards Portugal 2014.

Mais informações disponíveis em: www.projeto80.pt e http://www.facebook.com/Projeto80

Sobre Projeto 80 em 2012/2013
O “ano 0”, a primeira edição, do Projeto 80 decorreu no ano letivo 2012/2013 numa iniciativa promovida pelo Governo de Portugal em parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente, a Direção-Geral da Educação, o Instituto Português do Desporto e Juventude, a Quercus e o Green Project Awards.

O projeto visa dinamizar o movimento associativo nas Escolas e promover a educação para a sustentabilidade, empreendedorismo e cidadania democrática. Entre 29 de abril e 27 de maio, o Projeto 80 assumiu o formato de Roadshow tendo percorrido cerca de 5.000 quilómetros, de norte a sul do país, visitado 23 escolas do ensino secundário, e impactado 28 mil alunos, onde, para além da apresentação de projetos considerados como boas práticas tiveram lugar várias animações promovidas pelas entidades patrocinadores do Projeto 80 (Amb3E e Sociedade Ponto Verde). O Projeto 80 contou ainda com o apoio da ADENE.

Sobre o Green Projet Awards
O Green Project Awards (www.greenprojectawards.pt) é uma iniciativa da GCI organizada em parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente e a Quercus, tendo sido lançado em 2008. Em Dezembro de 2011, o Green Project Awards iniciou a sua internacionalização com o lançamento da edição do Brasil. Em 2013, o Green Project Awards foi também lançado em Cabo Verde.

Continente 
O Continente é uma referência do retalho em Portugal, contribuindo ao longo destes mais de 25 anos de existência para a alteração dos hábitos de consumo dos portugueses, para o desenvolvimento da economia portuguesa e para a evolução do mercado da distribuição. O Continente revolucionou o mercado em 1985 com a abertura do primeiro hipermercado português e tem sabido, desde então, inovar e adaptar-se, consolidando a sua posição nas preferências do consumidor português. Esta preferência é confirmada pela eleição, por 11 vezes consecutivas, como Marca de Confiança. O percurso sólido ao longo destes anos, pontuado por iniciativas promocionais e sociais de forte impacto e inovação, distingue a cadeia pela confiança e empatia que granjeou junto da população.

Sobre a Amb3E
Amb3E é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, que tem como missão a gestão de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) e mais recentemente de segmentos de pilhas e acumuladores (RPA) e detém licença para o exercício da actividade enquanto entidade gestora de REEE, concedida em 13 de Março de 2006 pelo Ministério da Economia e da Inovação e pelo Ministério do Ambiente. A Amb3E conta atualmente com 55 empresas associadas) e mais de 1.100 aderentes. Mais informações na página: www.amb3e.pt.

Sobre a Sociedade Ponto Verde
A Sociedade Ponto Verde é uma instituição privada sem fins lucrativos que tem por missão organizar e gerir a retoma e valorização de resíduos de embalagens, através da implementação do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE), mais conhecido como "Sistema Ponto Verde". Promover a sensibilização e educação ambiental junto dos portugueses é um dos grandes objetivos da Sociedade Ponto Verde.

Retirado de www.noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário