quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Distrito perde mais de 5 mil eleitores

»Vinhais é o concelho onde a diminuição do número de inscritos é mais acentuada
De 2009 para 2013, o distrito de Bragança perdeu 5791 eleitores. O concelho de Vinhais foi o que registou uma diminuição mais acentuada do número de inscritos para votar, menos 966 do que em 2009, ao passo que Bragança se situa no lado oposto, ou seja foi o concelho que perdeu menos eleitores. Ainda assim, a capital de distrito também perdeu inscritos, registando em 2013 menos 63 do que em 2009.
Aliás, fazendo uma análise pelo distrito, todos os concelhos perderam eleitores de 2009 para 2013.
Para o presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Américo Pereira, esta quebra do número de inscritos para votar deve-se à actualização dos cadernos eleitorais, que foi efectuada em 2011. “É uma variação que corresponde a mais de 10 anos. Os Censos são feitos de 10 em 10 anos. Isto dá uma média de 100 pessoas por ano, o que não é significativo”, explica o autarca.
Ainda assim, para Américo Pereira as novas regras são enganadoras. “A residência que consta do Bilhete de Identidade é naturalmente o local onde a pessoa está inscrita para votar. Isto faz com que se crie uma situação duvidosa, porque há muita gente que tem residência num determinado local, sem que tenha aí a sua residência permanente, mas que por exemplo tem um empréstimo à habitação”, afirma o autarca.

Estabilização

O edil de Vinhais frisa que o importante é manter a classificação do município e garante que em termos de população o concelho conseguiu estabilizar. “O que me interessa é que continuamos acima dos 10 mil euros e que é isso que conta em termos de classificação para as Câmaras Municipais e continuamos com sete vereadores e tudo o resto”, remata Américo Pereira.
Já o presidente da Câmara Municipal de Bragança, Jorge Nunes, não tem dúvidas que os resultados recentemente divulgados em estudos económicos têm contribuído para esta redução de eleitores com pouca expressão em termos distritais. “Bragança é uma cidade que na última década e meia evolui bastante em termos de indicadores sócio-económicos. Em estudos recentes em termos comparativos com as capitais de distrito do Interior verifica-se que em termos de índices globais de desenvolvimento Bragança se destaca-se positivamente de todas as capitas de distrito, excepto Évora”, realça o autarca.
E é precisamente por isso que para Jorge Nunes a capital de distrito foge à regra. “Apesar da quebra muito forte que se verifica no interior do País em termos de despovoamento, Bragança assume-se como uma cidade de resistência a esse processo”, conclui o edil.

Retirado de www.jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário