quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Obras do Museu da Oliveira e do Azeite de Mirandela foram retomadas

Depois de alguns contratempos que resultaram num significativo atraso da obra, foi finalmente retomada a construção do Museu da Oliveira e do Azeite de Mirandela com previsão de conclusão em dezembro de 2013, refere o site da autarquia.


O Museu da Oliveira e do Azeite localiza-se na Travessa Afonso III, no local onde funcionou a Moagem Mirandelense, ocupando cerca de 670 m² de área bruta distribuídos por dois pisos e uma pequena cave. No projeto houve a preocupação de preservar tanto quanto possível as características da antiga unidade fabril conciliando-as com as necessidades expositivas do Museu .

Além de espaços dedicados à exposição de artefactos relacionados com a oliveira e o azeite, o Museu contempla ainda um espaço receção, uma cafetaria/esplanada, gabinetes administrativos, salas temáticas e um pequeno auditório.

De acordo com Manuel Graça Dias e Egas José Vieira, arquitetos autores do projeto, para a construção do Museu da Oliveira e do Azeite “ recorreu-se a materiais de um modo geral simples e correntes, procurando, antes de mais, fazer vibrar o novo edifício a partir da plasticidade detectada na quase ruína que nos serviu de ponto de partida, recusando um “luxo” ou uma “sofisticação” desajustados e pouco eficazes como pano de fundo à dinâmica e informalidade que se pretende vir a imprimir a este novo lugar de Mirandela”.

Retirado de www.noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário