sábado, 10 de agosto de 2013

Agrobom Inaugura Casa da Professora

Vai ser inaugurada no próximo dia 15 de agosto, pelas 12.00h, a Casa da Professora em Agrobom. Trata-se de um espaço comunitário idealizado para a realização de iniciativas culturais e recreativas e que a Junta de Freguesia quer colocar ao serviço da população.


A nova infra-estrutura resulta da adaptação e reconstrução de uma antiga casa localizada no centro da freguesia de Agrobom que, tal como o nome indica, foi em tempos idos a habitação dos docentes que leccionavam na aldeia.

A casa está intimamente ligada à própria história da comunidade. Até porque, para além dos professores serviu também de lar a famílias de retornados e a outras famílias da aldeia, depois das estradas e dos meios de transporte permitirem a deslocação dos professores.

O edifício, propriedade da paróquia, encontrava-se em avançado estado de degradação. A cooperação entre a Câmara Municipal de Alfândega e a Junta de Freguesia de Agrobom possibilitou a sua recuperação. Um investimento de cerca de 20 mil euros, que permitiu colocar este local, novamente, ao serviço da comunidade. A obra foi possível graças à cedência do edifício por parte da Paróquia de Agrobom.

A partir de agora, a Casa da Professora, vai conhecer uma nova função. A habitação familiar deu lugar a um amplo salão, com espaço para cozinha e condições necessárias para acolher diversos eventos. Além disso foi ainda reaproveitada a parte inferior para arrumação de materiais pertencentes à Igreja.

Uma obra com algum simbolismo e que veio conferir outra dignidade a uma das zonas nobres da aldeia, ensombrada por uma habitação que pouco mais era do que um amontoar de memórias.

Retirado de www.noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário