segunda-feira, 12 de agosto de 2013

DGS emite alerta de calor para Vila Real e Bragança

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) emitiu um alerta amarelo de calor para hoje para os distritos de Vila Real, Braga e Bragança devido às elevadas temperaturas, que podem ter efeitos nocivos na saúde.




A DGS alerta, na sua página na Internet, que a exposição ao calor intenso, particularmente durante vários dias consecutivos, “pode produzir efeitos negativos na saúde humana”.

Esses efeitos, avisa a DGS, manifestam-se “através do agravamento de doenças crónicas, principalmente na população idosa, e de doenças relacionadas com o calor, como as cãibras e esgotamento por calor".

Por causa das temperaturas elevadas, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, 12 distritos do continente e a Madeira.

Sob aviso amarelo estão os distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Lisboa, Castelo Branco, Évora e Beja e o arquipélago da Madeira devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima entre as 09:00 de terça-feira e as 20:59 de quarta-feira.

O aviso amarelo determinado pelo IPMA é o segundo menos grave de uma escala de quatro e pressupõe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Também devido ao tempo quente, o IPMA colocou sob risco máximo de incêndio 26 concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Castelo Branco, Leiria, Guarda, Viseu, Coimbra, Aveiro e Porto.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, aumento temporário de nebulosidade no interior norte e centro a partir da tarde, com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada no interior norte, vento fraco, tornando-se fraco a moderado e descida da temperatura máxima, em especial no litoral.

Na Madeira prevê-se céu pouco nublado e vento fraco e nos Açores períodos de céu muito nublado.

Quanto às temperaturas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 30 graus Celsius, Bragança e Évora 36, Castelo Branco, Beja e Vila Real 35, no Porto 22, em Faro 29, no Funchal 28 e em Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 25.

Fonte: Lusa
Retirado de www.noticiasdonordeste.com  

Sem comentários:

Enviar um comentário