segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Dispositivo inovador diminui 75% do risco de AVC em doentes com fibrilhação auricular

Estudos recentes demonstram que o dispositivo Watchman da Boston Scientific diminui 75% do risco de acidente vascular cerebral (AVC) em doentes com fibrilhação auricular, uma das principais complicações desta arritmia cardíaca e vulgarmente conhecida como "trombose cerebral".

É a única solução disponível para quem não pode ser medicado com anticoagulantes orais (ex.varfarina) o que em Portugal corresponde a uma população de cerca de 9 mil doentes.

Esta metodologia inovadora permite encerrar o apêndice auricular esquerdo através da colocação do dispositivo Watchman, da Boston Scientific, que é introduzido por via percutânea, ou seja, através de um cateter introduzido numa veia, sem necessidade de cirurgia.

O Dr. Eduardo Infante de Oliveira, Cardiologista do Hospital de Santa Maria, afirma que “o encerramento percutâneo do apêndice auricular esquerdo já foi utilizado com sucesso em 30 doentes portugueses que, por motivos vários, não podiam ser tratados com medicamentos anticoagulantes, melhorando a sua qualidade de vida e reduzindo significativamente o risco de sofrerem AVC, que nos doentes com fibrilhação auricular é muito superior ao da restante população.

O risco de AVC aumenta com a idade, mas também o risco de hemorragia. Os mais idosos são os que mais beneficiam do tratamento com medicamentos anticoagulantes mas simultaneamente podem sangrar com mais facilidade. É um importante avanço poder oferecer um tratamento alternativo.

 "O Watchman é o dispositivo de encerramento do apêndice auricular esquerdo mais estudado, com mais de 2 mil doentes envolvidos em estudos prospetivos e cerca de 4 mil doentes em acompanhamento pós-cirurgico.

O dispositivo foi bem recebido em mais de 30 países e é uma alternativa segura e eficaz ao tratamento com anticoagulantes orais. Em Portugal o tratamento está disponível nos hospitais Santa Maria, Santa Marta, Santa Cruz, Centro Hospitalar dos Covões. Guess What PR

Retirado de www.noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário