terça-feira, 13 de agosto de 2013

No próximo ano letivo, mude alguns hábitos (Para professores... e não só.)

Veja abaixo algumas dicas úteis que o ajudarão a gerir o seu cansaço e a enfrentar o próximo ano com maior entusiasmo.

Cuide da sua saúde: o exercício físico regular é das melhores coisas que pode fazer para se ajudar a si mesmo. Não só fortalece o seu corpo e a sua mente, como também diminui a frustração e o stress. Coma bem. Não se esqueça das frutas e dos legumes!

Divirta-se: nunca leve o trabalho tão a sério que não possa divertir-se com aquilo que faz e com os seus colegas.

Descubra como dizer não: reconheça que não pode fazer tudo. E que, quando tenta fazer tudo, o resultado é não conseguir fazer nada como deve ser.

Relaxe: quando relaxa, proporciona uma pausa ao seu cérebro e está a dar a si mesmo a oportunidade necessária para recarregar baterias antes de voltar ao trabalho a todo o gás.

Faça exercícios de controlo de respiração: inspire profundamente. Sustenha o ar. Agora, expire lentamente. Sinta o stress a deixar o corpo à medida que liberta o ar. Controlar a respiração pode ter um efeito calmante.

Tire umas férias mentais: a imaginação é uma ferramenta poderosa. Não interessa onde está, pode sempre tirar férias onde quiser e quando quiser. Apague as luzes, recoste a sua cadeira, feche os olhos e deixe a sua mente flutuar rio abaixo. Afaste-se dos desafios do dia.

Controle o seu horário: se não gerir o seu próprio horário, ele encontrará rapidamente uma forma de o gerir a si. Arranje uma agenda pessoal e tome nota das suas reuniões, tarefas e compromissos.

Veja sempre o lado bom das coisas: procure o lado bom em tudo aquilo que faz e em toda a gente que conhece. Vai se surpreender com a forma como se sentirá melhor com o seu trabalho, com os seus colegas e consigo próprio.

Não se preocupe com coisas insignificantes: muito daquilo que acontece durante um dia de trabalho normal são ninharias e, como tal, não deve afligir-se por causa delas! Se é para se preocupar, pelo menos faça-o em relação a algo realmente importante!

Ria: não leve o seu trabalho tão a sério a ponto de perder o seu sentido de humor. Uma boa risada não só lhe proporciona uma excelente forma de libertar todo o stress como também lhe recorda que a vida não é só trabalho.


FONTE: Gestão para Totós, Bob Nelson e Peter Economy, 2011, Porto Editora

Retirado de ME Magazine de Educação, Edição n.º 15, agosto de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário