terça-feira, 6 de agosto de 2013

Homenagem ao padre Fontes

A Câmara Municipal de Montalegre associou-se a mais uma homenagem ao padre Fontes. Os 50 anos de sacerdócio foram celebrados com uma festa de tributo, que reuniu mais de meio milhar de pessoas.
O dia teve início com a abertura de uma exposição no Ecomuseu de Barroso, seguida de uma missa realizada no santuário da Nossa Senhora da Saúde, em Vilar de Perdizes. O almoço decorreu em clima de festa, onde não faltaram palavras de «reconhecimento e gratidão a um dos maiores embaixadores de Barroso», referiu Fernando Rodrigues, presidente da autarquia.
Os 50 anos de sacerdócio do padre Fontes foram assinalados com uma festa de homenagem à qual esteve associada a Câmara Municipal de Montalegre. Tratou-se de mais um render de vénia, que se junta a outros já realizados, à figura viva mais emblemática do concelho.
No Ecomuseu de Barroso, abriu ao público uma exposição dedicada ao sacerdote e também foi apresentado o vinho com a marca “Padre Fontes”, da autoria de Paulo Reis Santos. Momentos depois, no recinto da Nossa Senhora da Saúde, em Vilar de Perdizes, teve lugar uma missa campal, com a presença do Bispo de Vila Real, Amândio Tomás, e abrilhantada pela Banda Musical de Parafita e Grupo Coral de Montalegre. Em caravana, mais de 500 pessoas rumaram de novo à sede do concelho para o almoço.

«JUSTO RECONHECIMENTO»
A Câmara Municipal de Montalegre, ao longo dos anos, já homenageou outros padres. Sendo «uma câmara laica, envolve-se nestas iniciativas pela importância que a igreja tem na sociedade» e pelo «reconhecimento e gratidão reconhecidos por ações em prol do concelho», explicou Fernando Rodrigues, número um da edilidade.
O tributo ao padre Fontes foi «um justo reconhecimento por 50 anos de trabalho pela igreja, pela comunidade e pela dedicação aos paroquianos». Todavia, «o padre Fontes é muito mais!», acrescentou. Para o autarca, «ele paroquiou o concelho, foi o evangelista da nossa terra, da nossa cultura e cantou-a bem alto».

NOME CONSAGRADO
Para Fernando Rodrigues, o padre Fontes é, «sem dúvida, uma referência do Barroso, uma referência cultural dos nossos tempos e uma das personalidades que mais tem contribuído para a divulgação e promoção da terra».
Foi nesse sentido que, em devido tempo, a Câmara Municipal de Montalegre «lhe consagrou o seu nome na sede do Ecomuseu de Barroso - “espaço padre Fontes” - e lhe atribuiu, anteriormente, a medalha de mérito do município».
Sem poupar elogios, o edil reforçou que se trata «de uma das personalidades que mais tem contribuído para eternizar um pedaço deste Portugal: o país Barrosão».

«SETE VIDAS PARA CONTINUAR A CANTAR BARROSO»
Padre Fontes agradeceu «a todos os barrosões a homenagem e a festa personalizadas». Nessa linha, fez questão de «a devolver a todos aqueles que toda a vida personifiquei e me identifiquei até ao mais profundo e sentido pormenor». Emocionado, confessou querer «ter sete vidas para, em todas, continuar a cantar este Barroso que amamos e merece dedicação».

«PROVA CLARA DA OBRA»
Amândio Tomás, Bispo de Vila Real, proferiu palavras de agradecimento ao padre Fontes pela «dedicação e pelo empenho em tempos difíceis». Recordou os «dotes intelectuais» do pároco, que o «credenciaram perante um grande público».
A forte presença «de amigos no convívio foi sinal do mérito e daquilo que ele representa». Salientou que «as pessoas se medem pelas amizades e a presença de tanta gente é a prova clara da obra, da dedicação e do amor a Deus e aos Homens que lhe foram confiados».

Sem comentários:

Enviar um comentário