quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Criadores aplaudem Centro de Valorização de Raças Autóctones

» As associações de criadores de gado aplaudem a abertura de um centro de valorização de raças autóctones em Bragança e a realização de uma feira mensal de gado.foto
A câmara municipal inaugurou esta infraestrutura para apoiar a lavoura transmontana. O secretário técnico do livro genealógico da Associação de Criadores de Bovinos da Raça Mirandesa enaltece a iniciativa para promover a manutenção do efectivo. “Se a ideia é fazer uma feira mensal de gado só tenho que louvar, pois desde que o gado seja proveniente de efectivos sem doenças, as feiras são sempre boas no sentido de proporcionar as trocas entre os criadores e dessa forma valorizar os animais”, refere António Pimentel.
Além das condições que o espaço oferece, os criadores que participaram no concurso concelhio confessam que com a nova infra-estrutura se sentem mais motivados para permanecer na actividade.
“É um espaço muito bonito e agradável com condições para os concursos e lutas. Isto dá-nos mais energia para participar e nota-se que este ano o número de animais nunca foi tão grande”, refere Licínio Rodrigues, criador de Donai. Neste concurso participaram cerca de 100 exemplares da raça mirandesa.
O presidente da Câmara de Bragança salienta que tem sido uma prioridade do executivo valorizar o sector agrícola do concelho.
“Damos à agricultura uma importância significativa pois este concelho é predominantemente rural ainda que o peso na actividade económica do sector primário seja reduzido”, afirma Jorge Nunes, acrescentando que “mesmo em termos de empregabilidade anda na ordem dos 5%, mas tem um valor estratégico na economia e na preservação dos bens ambientais”.
Neste centro de valorização das raças autóctones deverá realizar-se uma feira mensal de gado. O certame vai realizar-se uma vez por mês no recinto de valorização de raças autóctones que vai ser inaugurado amanhã em Bragança e que representa um investimento de um milhão e duzentos mil euros.

Retirado de www.jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário