quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Está de volta o Festival Internacional de Música Tradicional de Macedo de Cavaleiros

O espetáculo bienal regressa em 2013, a 30 e 31 de agosto, com um cartaz internacional que fará as delícias de todos. Além da bonita Praça das Eiras, onde decorrem as atuações de palco, a cidade deixa-se contagiar pelos grupos de animação de rua, que servem de “aperitivo” para a festa.

E o ambiente de festa é muito, com o público a tornar-se, de facto, protagonista do festival, onde são poucos os que conseguem resistir a “bater o pé” ou a saltar para a dança junto ao palco. Por aqui passarão ritmos contagiantes da música tradicional portuguesa, galega e árabe, onde se juntam os grupos macedenses que partilham estas sonoridades. .

No primeiro dia, sexta-feira, sobem ao palco: António Gomes e Bruno Mazeda, dois jovens macedenses de 14 e 15 anos respetivamente. Amigos e alunos do conservatório tocam gaita de foles e precursão e interpretam música celta; Oscar Ibáñez, professor e especialista em gaita galega, tem um percurso musical assinalável com atuações na Europa e que agora apresenta o seu primeiro disco a solo “Alén do mar”; Convinha Tradicional é um projeto nascido em 1994, interpretam temas tradicionais portugueses, com recursos a instrumentos diversos e várias vozes. .

No segundo dia, sábado, a Praça das Eiras recebe: Grupo Cantarolar, intérprete de muitos ritmos tradicionais, a que se juntam alunos das aulas de viola cavaquinho e acordeão do 1º ciclo e do apoio às associações culturais que há 4 anos se realizam em regime noturno; Léo e Jéssica, dois irmãos de 18 e 17 anos respetivamente. Léo toca gaita de foles há 8 anos e Jéssica precursão há 6 anos, arte aprendida na Escola EB 2, 3 de Macedo. Interpretam música tradicional mirandesa e já aturam um pouco por todo o país e em Itália. Dunya, um outro grupo a passar no palco da Praça das Eiras, apresenta música tradicional árabe, do tempo da rota da seda, a que se acrescenta interpretação da dança do ventre..

Um dos grupos em destaque são os Realejo que assumem uma música tradicional com raízes celtas, agarrando a plateia logo nos primeiros acordes. .

A animação de rua está a cargo de Kate Gass e Raul, António Gomes e Bruno Mazeda, Leo e Jéssica, Toca a Bombar das Arcas, Banda de Latos de Bagueixe, Pauliteiros de Salselas, Fanfarra de Limãos, Grupo de Bombos de Ala, Fanfarra de Vale da Porca, Grupo Cultural e Recreativo da Casa do Povo, Caretos de Podence.

Retirado de www.noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário