sexta-feira, 13 de julho de 2012

Festival dá vida ao Planalto Mirandês

O Festival “L Burro I L Gaiteiro” assinala este ano a décima edição.Dez anos depois de ter arrancado e depois de já ter passado por várias aldeias do planalto mirandês, este ano a iniciativa vai arrancar em Paradela.
 
Esta aldeia do concelho de Miranda do Douro é precisamente a localidade que tem o maior número de burros de raça mirandesa. “Este ano escolhemos começar o percurso em Paradela porque é a aldeia que tem mais burros de Miranda, mais criadores e mais dinâmica em relação ao gado asinino”, refere Miguel Nóvoa, da Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (AEPGA), salientando que “temos o nosso Centro de Acolhimento do Burro em Pena Branca que também gostaríamos de dar a conhecer”.Neste festival são esperados cerca de 400 visitantes do todo o território nacional e também de países estrangeiros.E gente é o que quer o presidente da Junta de Miranda Douro uma vez que o percurso termina na sua freguesia.“É uma iniciativa que vai trazer cá bastante gente e a aldeia vai ficar mais conhecida”, considera António Barbosa. “Não se pode deixar perder a tradição da nossa terra”, acrescenta.Este ano, o festival conta com o apoio da câmara de Miranda do Douro.Para o presidente o mais importante é valorizar a interacção entre os visitantes e os habitantes do mundo rural.“Termos ali 400 pessoas a conviver com a população que está isolada e com formas diferentes de vivência pode ser uma mais-valia”, entende Artur Nunes. Além disso “a língua mirandesa está muito enraizada naquele espaço e a relação entre o mundo urbano em contacto com o mundo rural e o ambiente é muito importante”, salienta.
De 25 a 29 de Julho o festival itinerante “L Burro I L Gaiteiro” vai percorrer várias aldeias do planalto mirandês dando a conhecer a cultura, tradições, artesanato e gastronomia.

Escrito por Brigantia
Retirado de http://www.brigantia.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário