quarta-feira, 4 de julho de 2012

Douro Internacional: Prémios Arribe são porta de entrada de vinhs portugueses no mercado espanhol

A Rota Internacional do Vinho Vindouro-Vinduero é considerada pelos especialistas em vinhos como uma porta de entrada destes produtos portugueses no mercado espanhol através do concurso "Prémios Arribe".

O certame Ibérico de vinhos “Prémios Arribe” realiza-se há oito anos na localidade espanhola de Trabanca, situada nas Arribas do Douro Internacional.
"O objetivo do certame é o de este ano alcançar os 500 vinhos a concurso, com a quarta parte proveniente de denominações de origem Douro e Trás-os-Montes", disse hoje à Lusa a enóloga responsável pela iniciativa, Lisete Osório.
Na edição de 2011 dos "Prémios Arribe" marcaram presença 355 vinhos provenientes de toda a Península Ibérica, cabendo aos néctares portugueses 32 por cento das participações, que se saldaram em distinções nas mais diversas categorias.
Para além de vinhos do Douro e Trás-os-Montes, marcam presença vinhos alentejanos, do Minho, Dão, Bairrada, Tejo, entre outras regiões vinícolas.
"Nos últimos anos do concurso, a imagem dos vinhos portugueses tem sido bem projetada em Espanha, o que tem levado a um aumento de participações, mais concretamente da Região Demarcada do Douro", acrescentou a enóloga de origem portuguesa.
Segundo os promotores do certame vinícola, quem participa uma vez fica com vontade de voltar no ano seguinte, dada a promoção que é feita através do concurso "Prémios Arribe" aos vinhos portugueses.
"Como se está atravessar um período de crise e as adegas, por vezes, não têm condições financeiras para promover os seus vinhos, consideramos que este certame dá uma boa visibilidade a quem pretende entrar no mercado de vinhos em Espanha ", acrescentou.
O Júri internacional será composto por enólogos, provadores e jornalistas do sector enogastronómico, que avaliarão, em "prova cega", os vinhos a concurso.
"Este ano, o júri vai integrar elementos de prestígio internacional, entre os quais se destacam algumas personalidades femininas ligadas ao mundo dos vinhos na Península Ibérica ", frisou Lisete Osório.
O comité de prova é composto por provadores oriundos de Espanha, Portugal, Itália, o que dá " uma forte" visibilidade ao concurso.
"Após o concurso, é elaborado um Guia de Vinho Arribe, no qual será disponibilizada toda a informação dos vinhos premiados no concurso", acrescentou a enóloga.
As inscrições estão abertas através do sítio da internet: www.rutainternacionaldelvino.com, podendo as amostras ser entregues até 27 de julho.

Retirado de www.rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário