domingo, 15 de julho de 2012

Azeite dos Produtores de Mirandela reconhecido internacionalmente

Alguns produtores do concelho de Mirandela foram reconhecidos em concursos internacionais de azeite.
No Concurso Mario Solinas promovido pelo COI - Conselho Oleícola Internacional, o Azeite de Trás-os-Montes DOP Magna Ólea produzido por Jerónimo Abreu Lima ficou entre os finalistas na Categoria de Maduro Frutado. Recorde-se que este produtor, venceu em 2009, um primeiro prémio neste mesmo concurso.
No Concurso internacional TerraOlivo 2012 realizado em Israel, uma vez mais os produtores de Mirandela estiveram em destaque com obtenção por Maria Constança de Castro Doutel de Andrade com o João Das Barbas D.O.P. de um Grand Prestige Gold TerraOlivo 2012.
Também a Sociedade Agrícola Do Conde com o Quinta Vale Do Conde DOP e o Jerónimo Pedro Mendonça de Abreu e Lima com o Magna Olea DOP obtiveram um prémio Prestige Gold TerraOlivo 2012 e ainda a Sociedade Clemente Meneres Lda. Romeu DOP obteve um Gold TerraOlivo 2012.
Recorde-se que também recentemente no Concurso Nacional de Azeite Virgem Extra e de Packaging foram ainda obtidos os seguintes resultados:
Intensos: Prata - Jerónimo Abreu Lima – Magna Olea ; Bronze - Herds. Manuel Ataíde Pavão – Casa de Santo Amaro;
Suaves: Ouro - Herds. Manuel Ataíde Pavão – Casa de Santo Amaro;
Modo de Produção Biológico: Bronze -Maria Antónia Tavares de Almeida – D´Avantos.
Os resultados alcançados demonstram a qualidade dos azeites produzidos no concelho de Mirandela, mas também de toda a região de Trás-os-Montes e Alto Douro, pois um grupo significativo de produtores regionais foi de igualmente reconhecido nestes concursos referenciados.

Retirado do site da Câmara Municipal de Mirandela

Sem comentários:

Enviar um comentário