quinta-feira, 19 de julho de 2012

Bragança: Populações de Palaçoulo e Argozelo exigem a manutenção das escolas do primeiro ciclo

As populações de Palaçoulo e Argozelo, no distrito de Bragança, exigem a manutenção das escolas do primeiro ciclo e têm em andamento manifestações e abaixo-assinados.
Um dos alertas chega da população de Palaçoulo (Miranda do Douro), que adverte que vai entregar na Assembleia da República um abaixo-assinado, com mais de 4.300 assinaturas, para exigir a permanência da escola do primeiro ciclo na localidade.
"A escola é um equipamento fundamental para uma aldeia que tem indústria e postos de trabalho. Por estes motivos, achamos que o equipamento terá de ficar em Palaçoulo, de forma definitiva, e não andar a adiar o problema ano após ano", avançou o presidente da Junta de Freguesia, Manuel Gonçalves.
Segundo o autarca, o encerramento definitivo da escola tem estado "suspenso" e esta apenas se encontra aberta devido a "um bom entendimento" com a Câmara e a Direção Regional de Educação do Norte .
"Não podemos estar ano a ano num regime de abre e fecha. Já que, atendendo à crise que se vive na vizinha Espanha, há emigrantes que vão regressar à terra e vão trazer os seus filhos para a escola de Palaçoulo ", frisou Manuel Gonçalves.
O presidente da freguesia de Palaçoulo defende também ser preciso criar outras bases, como um circuito de transportes públicos.
"É possível ultrapassar o número mínimo para manter a escola aberta e que é de 21 alunos. Para o efeito, já abrimos inclusive um refeitório", disse o autarca de freguesia.
Também no concelho de Vimioso, a população de Argozelo saiu à rua, no domingo, para exigir a manutenção da escola local.
Por seu lado, o presidente da Junta de Freguesia de Argozelo, Francisco Lopes, garante que há condições para a” manutenção do estabelecimento de ensino, por que há gente a regressar à terra".
Atualmente, em Argozelo, 28 crianças frequentam o ensino pré-primário e o primeiro ciclo.

Retirado de www.rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário