quinta-feira, 29 de novembro de 2012

PS e NERBA escrevem ao Governo


aerovip.jpg

O deputado do PS pelo distrito de Bragança e a Associação Empresarial já escreveram ao Governo por causa da suspensão da carreira aérea regional Bragança/Vila Real/Lisboa.A revelação foi feita esta manhã no programa Estado da Região da Rádio Brigantia. O grupo parlamentar do PS avançou hoje com uma pergunta na Assembleia da República, mas Mota Andrade manifesta-se pessimista em relação ao futuro da linha.“Pretendemos saber em concreto como é que o Governo tenciona resolver o problema, se ou não retomar a carreira aérea e a calendarização dessa retoma”, adianta. “Muito honestamente não tenho esperança nenhuma. Oxalá me engane mas eu dou como terminado este serviço que é fundamental para o distrito de Bragança”, acrescenta.Também a Associação Empresarial de Bragança enviou, ontem, uma carta ao primeiro-ministro e ministro da economia em defesa daquilo que considera ser um serviço público.“Isto é um direito dos transmontanos e um estímulo às regiões deprimidas”, refere o presidente, Eduardo Malhão, salientando que “Bragança ainda não tem uma via que nos ligue rapidamente ao litoral, nem transporte ferroviário e em termos de assimetria de transporte a nossa balança é muito desfavorável”.Com a suspensão da linha são os utentes que ficam prejudicados.Sandra Miranda é um exemplo.“Eu deslocava-me quase todos os meses a Lisboa por questões de saúde e agora isto é um problema muito grave para mim. Estou muito triste pois tenho de repensar a minha vida e as viagens a Lisboa pois ainda não sei qual vai ser a minha alternativa”, conta.Para contestar esta situação está a decorrer uma petição on-line que já conta com mais de 2600 assinaturas.O promotor espera chegar às 10 mil para que o assunto seja discutido na Assembleia da República.“Eu disse que, caso se ultrapassassem as quatro mil assinaturas, iria levar a petição à Assembleia da República num gesto simbólico de luta, mas são necessárias 10 mil assinaturas que o assunto seja discutido”, lembra Pedro Rego. “A petição vai ficar on-line pelo menos mais uma semana para que possamos lá chegar”, acrescenta.O consultor da Aerovip, a empresa que até agora assegurava a ligação, garante que o interesse na linha se mantém, mas é preciso saber em que condições.“Falar de financiamento aos bilhetes sem saber em que termos e em que condições seria imprudente da nossa parte dizer se estamos interessados ou não”, afirma Carlos Amaro, mas ressalva que “à partida parece difícil que uma operação destas possa existir um risco comercial por parte das empresas. Se houver outro concurso terá de ser analisado pela empresa”.Mas o presidente da distrital do PS mostra-se céptico em relação à reactivação da linha.“Quando uma carreira aérea é abandonada vai ser um problema muito complexo para ser reactivada”, considera Jorge Gomes. “Não há falta de vontade do Governo porque já habituou as pessoas a anão ter a carreira aérea e os operadores podem não estar interessados”, explica.Trás-os-Montes fica assim mais distante da capital do país.
Só o futuro dirá se o avião regressa ou não aos céus da região.

Escrito por Brigantia
Retirado de www.brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário