A
Assembleia Municipal de Mogadouro aprovou a extinção de sete freguesias no
concelho, apesar de o presidente da autarquia não ser rever no novo mapa
administrativo.O concelho de Mogadouro vai perder sete freguesias ao abrigo da revisão administrativa, ao contrário das seis avançadas na pronúncia efetuada pela Câmara e aprovada por maioria em sede de Assembleia Municipal.
A proposta foi enviada à Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território (UTRAT), entidade que não considerou a localidade de Ventoselo como freguesia, anexando-a à sua vizinha de Vilarinho do Galegos e criando assim a União de Freguesias de Ventoselo/Vilarinho dos Galegos.
Esta situação prende-se com o facto de a aldeia de Ventoselo, segundo os censos de 2011, ter uma população, com um número inferior aos 150 exigidos pela Lei nº 22/2012.
Hoje, no decurso da Assembleia Municipal Extraordinária, a proposta da UTRAT foi votada por maioria, num universo de 53 deputados municipais, com os votos contra de sete elementos da bancada do PS na Assembleia Municipal de Mogadouro (AMM).
O presidente da Câmara de Mogadouro, Moraes Machado, deixou claro que "não se revê no atual mapa administrativo", acrescentando que não devem ser "suprimidas" freguesias no interior, por que são o único "elo de ligação entre o povo e o poder político" em zonas "envelhecidas e despovoadas".
Já o líder da bancada do PS, Aníbal Moreno, considerou que a reunião extraordinária da AMM "foi desnecessária", justificando que "a Assembleia fez a pronúncia independentemente de ser confirmada ou não pela UTRAT".
José Lima, da bancada do CDS-PP, também considerou que a realização da Assembleia Extraordinária era "escusada" já que a freguesia em causa não cumpria os requisitos legais para manter o seu estatuto.
"Para nós, foi uma situação para a Câmara ganhar tempo com itens que não tinham qualquer interesse", acusou o líder da bancada centrista.
O concelho de Mogadouro tem 28 freguesias, passando agora com a reorganização a ter 21 freguesias repartidas por cerca de 756 quilómetros quadrados de território.
Com o processo da reorganização administrativa, passam a figurar a União de Freguesias de Remondes e Soutelo, com sede em Remondes, a União de Freguesias de Brunhosinho, Castanheira, e Sanhoane, com sede em Sanhoane, e a agregação das freguesias da vila de Mogadouro, Valverde, Vilar do Rei e Vale de Porco, o que constituirá a única freguesia urbana do concelho.
Retirado de www.rba.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário