quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Mel também já tem uma confraria

 
Nasceu em Macedo de Cavaleiros a primeira Confraria do Mel de Trás-os-Montes. Para já, são apenas onze os confrades, oriundos de Trás-os-Montes, Oeiras, Lisboa e Porto, mas já está prevista a entrada de novos elementos, vindos do Algarve e Ilhas.
A ideia surgiu de um grupo de amigos, que têm em comum o gosto pelo mel e pela Apicultura.
O Grão-Mestre da Confraria, Francisco Rogão, diz que faz todo o sentido sediar a confraria em Macedo de Cavaleiros, uma vez que “está na linha da frente na Apicultura nacional”.
O responsável acredita no potencial do sector, que no distrito de Bragança conta com mais de mil colmeias aprovadas pelo programa PRODER. “Isto prova que há interesse pela Apicultura. A juventude não tem grandes alternativas de empregos e muita gente vê neste sector uma perspectiva de vida e de futuro”, garante o responsável.
O grão-mestre revela, ainda, que “Portugal consome mais mel do que produz”, o que aumenta o potencial da apicultura.
O presidente da Federação Nacional de Apicultores de Portugal, Manuel Gonçalves, reforça os dados avançados por Francisco Rogão.

Escassez de mel

“Há uma escassez de mel, resultado do diferencial entre aquilo que se produz e o que se procura, na ordem dos 25 a 30 %”, revela Manuel Gonçalves. “É nesta altura em que a procura supera a oferta que nós devemos afirmar as marcas no mercado e a qualidade do produto”, assegura o dirigente.
O presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Beraldino Pinto, participou na entronização dos confrades e não escondeu o orgulho. “É uma honra ter sido o concelho escolhido para a Confraria do Mel iniciar a sua actividade”, confessou o autarca. Para o responsável, Macedo de Cavaleiros tem tudo para ser considerada a capital da Apicultura. “Tem condições muito boas para a produção de mel, produtores muito empenhados e gente a estudar a temática do mel”, defende Beraldino Pinto.

Retirado de www.jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário