domingo, 19 de agosto de 2012

Alfândega da Fé: Câmara transforma duas antigas escolas primárias em lares para a terceira idade


Os edifícios das antigas escolas primárias de Parada e Gebelim, no concelho de Alfândega da Fé, vão ser transformados em lares para idosos, sendo esta uma forma encontrada pela autarquia para requalificar os dois imóveis.


Os projetos para estes novos equipamentos ascendem a um montante global de cerca de 800 mil euros e permitirão instalar 40 novas camas para os utentes dos lares nas duas freguesias.
"Os projetos estão concluídos, as candidaturas aprovadas, o que vai satisfazer as necessidades de duas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), de duas aldeias do concelho com uma população bastante envelhecida", avançou a presidente da Câmara de Alfândega da Fé, Berta Nunes.
Segundo a autarca, o objetivo dos projetos é o de manter as pessoas mais idosas o mais próximo possível das suas famílias, para que não sejam obrigadas a deslocar-se para longe das suas raízes, e ao mesmo tempo criar alguns postos de trabalho nestas duas freguesias do concelho.
"Estes dois projetos terão ainda a vantagem de criar postos de trabalho, o que vai ajudar a fixar polução jovem em localidades onde o despovoamento é bastante acentuado, e ao mesmo tempo modificar a política para a terceira idade e não concentrar esta camada da população em grandes lares ou centros de dia ", frisou.
Segundo a autarca, no caso da terceira idade há sempre dificuldades de adaptação a novas situações por parte deste segmento da população.
"Quando colocamos um idoso num lar com muitas camas e distante dos seus familiares, podemos estar a criar um choque que muitas vezes poderá ter um impacto negativo na sua saúde", explicou a autarca, que é também médica de formação.
Do montante investido, a autarquia vai contribuir com dez por cento, cabendo a restante quantia às IPSS de cada localidade envolvidas no projeto, sendo que parte da verba será também financiada pelo de Fundo de Compensação do Baixo Sabor.

Retirado de www.rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário