Doze jovens estudantes de Torre de Moncorvo estão a estagiar em diversas empresas da vila, ao abrigo de um programa lançado pela Associação de Jovens Universitários.
Esta é a primeira edição que surgiu com o objectivo de aumentar a capacidade profissional dos jovens e proporcionar mão-de-obra qualificada às empresas. “No mês de Julho arrancámos com as candidaturas ao programa e surgiu para que os jovens universitários se integrassem no mercado de trabalho colmatando a distância que existe entre o ensino superior e o mercado de trabalho” refere o coordenador do programa de estágios. “Foi uma forma de os jovens progredirem nos seus conhecimentos técnicos, desenvolvendo trabalho em prol das entidades públicas e privadas do concelho”, acrescenta.
Foram abertas 18 vagas, mas a c de Torre de Moncorvo recebeu 35 candidaturas de todo o país. “Inicialmente só queriamos fazer um programa com seis estágios mas foi fácil arranjar 18 estágios, dos quais abrimos 12”, afirma João Pavão, salientando que “obtivemos 35 candidaturas de vários pontos do país, até de Lisboa, o que nos deixou surpreendidos, mas os critérios de selecção davam prioridade aos jovens de Moncorvo”.
Fixar os jovens
João Pavão acredita que com este programa as empresas poderão vir a absorver esta mão-de-obra, contribuindo para a fixação de jovens no concelho. “Num dos estágios que está a decorrer poder haver a possibilidade de entrar nos quadros da empresa e isso é fantástico, porque se cumpre o objectivo que é fixar os jovens no concelho” realça, garantindo que “no próximo ano o programa vai repetir-se e o nosso objectivo é negociar com as empresas para que os estágios sejam remunerados”.
Os estágios decorrem durante este mês em diversas áreas, como é o caso de engenharia ambiental, medicina veterinária, arquitectura paisagista, educação social, enfermagem, engenharia mecânica, turismo e comunicação social.
Retirado de www.jornalnordeste.com
Sem comentários:
Enviar um comentário