quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Douro Internacional: mais de 500 vinhos ibéricos concurso no Prémio Arribe


A 8ª edição dos "Prémios Arribe" 2012, um certame Ibérico que este ano tem a concurso 507 vinhos de diversas categorias de diversas denominações de origem de Portugal e Espanha, arrancou em Trabanca (Salamanca) prolongando-se até amanhã.

"Este ano o concurso ultrapassou todas a nossas expectativas", disse coordenadora da Rota ho- Vindouro/Vinduero, Lisete Osório
Dos 507 vinhos este ano a concurso, 49 por cento são de origem portuguesa, em resultado do interesse dos produtores nacionais no mercado espanhol, cabendo à região do Douro mais de 20 por cento das participações.
Para além de vinhos do Douro, Trás-os-Montes e Dão, marcam presença vinhos alentejanos, do Minho, Bairrada, Tejo, Pico (Açores) entre outras regiões vinícolas.
"Nos últimos anos do concurso, a imagem dos vinhos portugueses tem sido bem projetada em Espanha, o que tem levado a um aumento de participações, mais concretamente da Região Demarcada do Douro", acrescentou a enóloga de origem portuguesa, para quem em Portugal os produtores começam já a ter a noção da “importância deste tipo de eventos" para promoverem os seus vinhos.
Os membros do júri avaliam cada um dos vinhos apresentados a concurso mediante uma prova "cega", sem qualquer tipo de informação referente a cada produto.
Segundo a organização, o anúncio da decisão do júri será feita na sexta-feira, no site www.rutainternacionaldelvino.com.
Todas as adegas e quintas premiadas receberão o seu galardão a 03 novembro, depois de finalizar a época da vindima, numa gala de entrega de prémios que se celebrará em Trabanca.
"Como se está atravessar um período de crise e as adegas, por vezes, não têm condições financeiras para promover os seus vinhos, consideramos que este certame dá uma boa visibilidade a quem pretende entrar no mercado de vinhos em Espanha ", acrescentou Lisete Osório.
O júri internacional é composto por enólogos, provadores e jornalistas do setor enogastronómico, providentes Estados Unidos, Uruguai, China, Itália, Portugal e Espanha que avaliarão, em "prova cega", os vinhos a concurso, incluindo algumas personalidades femininas ligadas ao mundo dos vinhos na Península Ibérica", disse.

Retirado de www.rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário