segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Recuperação de tradições de Inverno em destaque no II Encontro de Máscaras

Aposta na valorização da cultura e património imaterial como trunfo turístico

No passado sábado, Mogadouro acolheu o II Encontro de Máscaras e foi invadido por figuras das festas de Inverno de vários pontos do distrito e também dos caretos de Mira, no concelho de Coimbra. O objectivo do evento é divulgar as tradições e o património imaterial da região e manifestações semelhantes. O presidente da Câmara Municipal vê uma evolução neste encontro e mostrou-se surpreendido com número de pessoas que acompanhou a arruada, em especial com as que chegaram de fora. Para o autarca “olhando para a cultura e para as tradições, se calhar é possível cativar mais gente para visitar o concelho”. Francisco Guimarães salienta a importância de recuperar tradições que já tinham deixado de sair à rua, afirmando que “o mais importante é valorizar o património imaterial que ainda existe no concelho de Mogadouro, também com a vantagem de termos mais uma festa do solstício de Inverno, a de Valverde”.
“Não é difícil de perceber que isto é uma tarefa árdua de se tentar cumprir”, afirma o edil, que anuncia que a autarquia “espera para o ano conseguir ter a sexta máscara, que é a de Vilarinho dos Galegos. Está-se a trabalhar no sentido de recriar outra festa que se encontra perdida”.
Às cinco máscaras representativas das festas de Inverno do concelho de Mogadouro, nomeadamente o velho de Vale de Porco, o Farandulo de Tó, o Chocalheiro de Bemposta, os velhos de Bruçó, e o recentemente recuperado Careto de Valverde, juntaram-se outros quatro grupos. A acompanhá-los no desfile pelas ruas da vila estiveram gaiteiros, pauliteiros e bombos.
Paulo Rodrigues enverga o traje do Velho de Vale de Porco, que sai nos dias 24 e 25 de Dezembro, 1 de Janeiro e no Carnaval. O jovem de 20 anos acredita que a tradição tem continuidade garantida. Desde os 7 anos que veste a máscara e o traje típico da aldeia. “Gosto da máscara e nunca tive medo dela”, diz. “Somos cerca de sete ou oito que nos vestimos de velhos, gostaria até que aumentasse o grupo, quanto mais gente houver mais dá para brincar e tudo, é diferente”, explica o jovem.
Este ano o Encontro de Máscaras tornou-se nacional e o autarca de Mogadouro anunciou que o evento se vai internacionalizar na próxima edição, com a participação de grupos de máscaras da vizinha Espanha.


Sem comentários:

Enviar um comentário