sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Macedo de Cavaleiros prepara-se para mais uma Feira da Caça e Turismo

São muitas as novidades apresentadas para a edição de 2015. Um espaço maior, mais expositores, uma disposição do recinto que dá mais realce às diferentes áreas temáticas do certame e uma área noturna a pensar na população mais jovem. 

O turismo ganha um maior destaque, após a integração do Geopark Terras de Cavaleiros nas redes da UNESCO. Com mais 60 expositores que em 2014 e uma área coberta superior em 860 m2 , a Feira da Caça e Turismo decorre de 29 de janeiro a 1 de fevereiro. É a 19ª edição do evento de maior destaque no início do ano no concelho, que reúne duas áreas de grande impacto na economia local.
É a primeira vez que o certame se realiza depois da integração do Geopark Terras de Cavaleiros nas redes Europeia e Global da UNESCO, classificação atribuída ao território em setembro último.
Resulta com isto, uma aposta alargada no setor turístico na feira, com uma extensa área, destacando-se a presença da entidade Turismo do Porto e Norte de Portugal, com diversos Municípios, assim como um espaço integralmente dedicado aos 4 geoparks nacionais, reconhecidos pela UNESCO, através do Fórum Português de Geoparks.
Salienta-se também a realização do seminário de turismo (sexta, dia 30) dedicado aos geoparks como “Novos Territórios de Educação, Ciência e Cultura do Século XXI – Estratégias de Desenvolvimento e Mais-Valias”, bem como o encontro dos geoparks europeus, representados pelos respetivos Fóruns Nacionais, o primeiro do género, que nos dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro procuram estudar os desafios e oportunidades que se apresentam aos territórios classificados.
As novidades na organização da feira começam logo à entrada: a partir do portão principal do Parque Municipal de Exposições, recria-se um percurso pedestre, num ambiente de natureza, aludindo aos cerca de 200 km sinalizados em todo o território do Geopark Terras de Cavaleiros.
A população mais jovem não é esquecida, com a criação de uma área noturna, a partir das 24:00H, com música ao vivo e dj’s, bem como cafés e bares de Macedo de Cavaleiros presentes.
O programa XIX Feira da Caça e Turismo estende-se muito para além da “fronteira” do Parque Municipal de Exposições, com a realização de 3 Montarias, 2 Provas de Santo Huberto, integrantes do X Prémio Galaico-Português, e a Copa Ibérica de Cetraria, a única realizada em Portugal. Destaque ainda para o II Encontro de Caçadores de Trás-os-Montes e Alto Douro, o Leilão de Javalis e Julgamentos (rituais venatórios), o Raid TT, o Passeio de BTT, o Concurso de Beleza de Cães de Caça, pela primeira vez realizado, o Seminário das confrarias de produtos da terra, que se propõe a debater o seu papel na divulgação e importância na economia local, assim como a realização em direto do programa “Aqui Portugal” da RTP.
A XIX Feira da Caça e Turismo é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros e Federação de Caçadores da 1ª Região Cinegética, a que se juntam diversas entidades e associações, responsáveis pelo alargado e diversificado programa. 


Sem comentários:

Enviar um comentário