segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Casa onde nasceu Miguel Torga vai abrir como espaço de memória do escritor

A casa onde nasceu Miguel Torga, em São Martinho de Anta, concelho de Sabrosa, vai abrir como espaço de memória do escritor. 

O novo espaço museológico vai ser implementado pela Direcção Regional de Cultura do Norte (DRCN) que é a entidade proprietária do imóvel devido a uma doação feita pela filha do escritor, Clara Crabbé Rocha.

A casa do maior vulto da literatura transmontana e duriense deverá estar aberta até ao verão, depois de ser feita uma intervenção de recuperação minimalista para tornar o espaço visitável. 

Em declarações à Agência Lusa, o actual diretor regional da Cultura do Norte, António Ponte, disse que se pretende manter o edifício aberto até ao próximo verão.

"Essa intervenção será sempre muito minimalista, procurando manter o mais possível a casa fiel à sua estrutura física, mas uma dinâmica cultural que permite ao visitante ficar a conhecer a sua vida, o seu relacionamento familiar e um pouco do espaço quotidiano, do tempo em que ele passava em São Martinho de Anta", referiu.

A pequena casa onde nasceu Miguel Torga, e onde o escritor se alojava durante as suas visitas à região que o viu nascer, é um edifício de pequenas dimensões, de um só piso térreo composto por um `hall`, uma cozinha, um sanitário, uma sala de estar e três quartos. "É um edifício muito pequeno em termos de dimensão mas com muita importância sentimental", salientou António Ponte citado pela Agência Lusa.

O projecto de musealização da casa pretende transmitir um pouco da vida do escritor, “mostrando, por exemplo, a cadeira onde ele se sentava ou alguns dos seus objetos de decoração, alguns dos quais relacionados com a caça que era uma das suas atividades de eleição”.

António Ponte referiu que o projeto de recuperação e de musealização desta casa deverá ser apresentado a 31 de janeiro, em São Martinho de Anta, no mesmo dia em que vai ser apresentada a reedição do roteiro "Viajar com... Miguel Torga".

Miguel Torga, pseudónimo de Adolfo Correia da Rocha,  nasceu em 12 de Agosto de 1907, em São Martinho da Anta, concelho de Sabrosa, Trás-os-Montes. Filho de gente do campo, não mais se desliga das origens, da família, do meio rural e da natureza que o circunda.

Mesmo quando não referidos, estão sempre presentes o Pai, a Mãe, o professor primário Sr. Botelho, as fragas, as serranias, a magreza da terra, o suor para dela arrancar o pão, os próprios monumentos megalíticos em que a região é pródiga.

O autor de obras como "Vindima", "Bichos", "Contos da Montanha",  de "O senhor Ventura" ou dos dezasseis volumes de "Diário", morreu a 17 de janeiro 1995, assinalando-se este ano o vigésimo ano sobre a morte daquele que foi um dos mais influentes poetas e escritores portugueses do século XX.


Sem comentários:

Enviar um comentário