sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Entidades públicas e privadas unidas para resolver problemas da região

Bragança aderiu ao Consórcio para a Economia Cívica, que pretende agregar instituições públicas e privadas de todo o País.

Ontem foi dado o primeiro passo para a constituição da Comunidade para a Economia Cívica de Bragança, que reuniu dez entidades do concelho que estão dispostas a falar a uma só voz para resolver os problemas regionais. A ideia para a constituição desta comunidade partiu de Maria do Carmo Pinto, que quer dar continuidade a um projecto que começou a desenvolver na Misericórdia de Lisboa, associando-se a outros parceiros. A mentora deste projecto acredita que o trabalho em conjunto pode resolver problemas complexos que afectam a sociedade. “É uma iniciativa que tem como objectivo promover novas respostas para problemas complexos. Ou seja, há problemas graves que a nossa sociedade enfrenta, como possam ser o desemprego, o isolamento, o abandono escolar, por exemplo, que não têm resposta ou as respostas que existem não são boas, o que nós tentamos é promover a configuração das melhores respostas. Para isso, é necessário juntar à volta da mesa instituições de natureza completamente diferente, que provavelmente até hoje não se sentaram à mesma mesa num quadro de tomada de decisão. A iniciativa também vai proporcionar os mecanismos financeiros para que estas respostas inovadoras que surjam possam ter a necessária sustentabilidade e o impacto social positivo que nós esperamos”, explica Maria do Carmo Pinto.  O presidente da Câmara Municipal de Bragança partilha a mesma posição. Hernâni Dias diz que o município vai agora estudar com os restantes parceiros as áreas de intervenção prioritárias. “Em conjunto reflectirmos sobre aquilo que nos afecta. Há situações que eu acho que devem ser abordadas, por exemplo questões sociais, o despovoamento, o desemprego, a população sénior. São temáticas que nos afectam, sabemos que existem algumas debilidades que é preciso suprir. E nesse sentido, o desafio é depois de haver um consenso sobre essa matéria arranjar soluções para esses mesmos problemas”, realça Hernâni Dias.
Ontem o projecto foi apresentado a entidades públicas e privadas de Bragança, para que possam constituir uma plataforma regional, que permita recorrer a apoios financeiros que vão ser concedidos pelo Governo precisamente para resolver os problemas das regiões.

Escrito por Brigantia

Retirado de www.brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário