segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

MIRANDA DO DOURO: ORDENADOS DOIS DIÁCONOS NA SÉ NUMA CERIMÓNIA QUE NÃO ACONTECIA HÁ 230 ANOS

A Sé de Miranda Douro acolheu a ordenação de dois novos diáconos numa cerimónia que não se realizava há cerca de 230 anos na cidade que já foi sede da diocese Bragança-Miranda.



O bispo diocesano José Cordeiro que presidiu às ordenações destacou que "o momento é particularmente simbólico", já que decorreu no local que viu nascer a diocese a 22 maio de 1545.
"A ordenação dos novos diáconos significa uma hora de esperança, havendo assim jovens que continuam a responder aos apelos da Igreja e da religião", disse o prelado, que é mais novo bispo em Portugal.
A diocese nordestina nasceu em Miranda do Douro há 468 anos, mas desde que a sede foi transferida para Bragança nunca mais houve ordenações naquele espaço, agora denominado de Concatedral.
"A diocese está a viver o Ano da Vocação pelo que estas ordenações têm um significado muito importante, numa esperança de fé e comunhão que se reabre na região do nordeste transmontano", enfatizou José Cordeiro.
No decurso da homilia, o bispo relembrou palavras atribuídas a Nelson Mandela ao utilizar uma frase atribuída ao carismático líder sul-africano: "tu não és amado porque és bom. Tu és bom porque és amado", destacando que é preciso "criar laços para que a vida tenha mais sentido".
Tiago Alves, 23 anos, um dos diáconos hoje ordenado disse que este dia é um "marco de vida" especialmente "quando se é natural daquela cidade que já foi sede de diocese".
Manuel Rodrigues, 25 anos, o outro diácono ordenado frisou que a celebração destas ordenações "é um dia importante para a Diocese já que demonstra igualdade entre Bragança e Miranda do Douro no espaço diocesano".
Segundo os investigadores, em 1780, o Papa Pio VI reuniu as dioceses de Bragança e Miranda numa só, com sede em Bragança.
A Diocese de Bragança-Miranda é das menos populosas, com 136.500 habitantes, mas a maior do norte do país em território, com 326 paróquias e 434 comunidades e conta com apenas 60 sacerdotes.

Retirado de www.rba.pt 

Sem comentários:

Enviar um comentário