sábado, 7 de dezembro de 2013

Concurso de presépios em miniatura quer inspirar mais arte cristã

Iniciativa da Unidade Pastoral da Senhora das Graças quer dar continuidade à tradição de construção de presépios e incentivar ao anúncio do evangelho pela arte. Os presépios a concurso poderão ser vistos de 22 de Dezembro a 13 de Janeiro, no átrio da Catedral de Bragança.
Presepio
A Unidade Pastoral da Senhora das Graças, em Bragança, está a organizar, pelo segundo ano consecutivo, um concurso de presépios em miniatura.

A iniciativa quer dar continuidade à tradição de construção de presépios “dignificando-a e tornando-a ainda mais presente na vivência da Quadra Natalícia”, refere à Renascença Raúl Gomes.

O responsável pelo ministério da cultura da Unidade Pastoral afirma que é também uma forma de “incentivar a interacção no seio familiar e das comunidades” para uma evangelização de proximidade.

“Uma evangelização que vai no sentido daquilo que os párocos da nossa Unidade Pastoral e o bispo da diocese propõem e integrada no contexto que o Papa Francisco deseja: uma Igreja que saia das paredes da Igreja, uma igreja que vá para a rua”, explica Raúl Gomes, salientando que “os leigos da equipa cultural assumiram este ónus de, através da cultura, levar a mensagem do evangelho a todas as populações”.

Estão previstos prémios para os melhores três presépios. Os prémios são em valor monetário e em materiais para expressão plástica, de forma a “incentivar as pessoas a criar arte”.

“Esperamos que as pessoas que ganhem o prémio continuem a desenvolver as suas capacidades no âmbito artístico porque hoje, mais do que nunca, a fé, a religião e a mensagem do evangelho passam também pela arte”, frisa Raúl Gomes.

O concurso está aberto até ao próximo dia 16 de Dezembro. Podem concorrer: famílias, associações, escolas e jardins-de-infância, grupos de catequese, instituições públicas e sociais e movimentos religiosos da Unidade Pastoral da Senhora das Graças.

Os presépios a concurso poderão ser vistos de 22 de Dezembro a 13 de Janeiro no átrio da Catedral de Bragança.


Por Olímpia Mairos
Retirado de www.rr.sapo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário