terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Bragança: Sabores e tradições à solta em Parada

foto
AVI Feira de Artesanato e Produtos Regionais animou a aldeia de Parada este fim-de-semana. Ao convívio e aos bons sabores da terra juntou-se um vasto leque de actividades, alguns deles com longa tradição no concelho de Bragança
Artesanato, fumeiro e produtos da terra são os pratos fortes de um certame genuinamente transmontano, baseado em tradições bem enraizadas na comunidade.
A sexta edição da Feira de Artesanato e Produtos Regionais de Parada voltou a encher o Pavilhão Multiusos de Parada. O presidente da Junta de Freguesia, António Pires, acredita que esta feira tem sucesso pela qualidade dos produtos e pela vinda dos emigrantes nesta altura do ano. “O número de expositores e de visitantes tem vindo a aumentar de ano para ano porque os produtos são de muita qualidade e nesta altura há muitos emigrantes que nos visitam”.
Um certame que promove os sabores regionais transmontanos e o artesanato local, que este ano contou com 25 expositores. Foram muitos os que visitaram Parada este fim-de-semana, entre eles muitos emigrantes. Vítor Manuel, natural de Talhas está emigrado em Espanha e vêm todos os anos. “Venho sempre é uma feira pequena mas que reúne os melhores produtos da região, como estamos fora aproveitamos para comprar mel e fumeiro”, conta um dos visitantes do certame.
Casa nova
A abertura do certame ficou marcada pela inauguração da Casa de Santo Estevão. Os rapazes solteiros da aldeia acompanhados dos caretos realizaram o tradicional puxar do carro, transportando os mordomos e os convidados. Uma tradição que agora conta com um espaço próprio para e realizar a tradicional Galhofa. Uma dura luta greco-romana que se faz em tronco nu no meio da palha. A nova casa de Santo Estevão será a partir de agora o palco de todas as emoções.

Retirado de www.jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário