sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Máscaras da Ásia

Data: 06 de Dezembro 2013 a 26 de Janeiro 2014
Promotor: Câmara Municipal de Bragança | Fundação Oriente
Localização: Centro Cultural Municipal Adriano Moreira
Horário: 18:00 horas
 
w
A presente exposição resulta de uma seleção de 65 máscaras, realizada a partir da diversidade estética e funcional das máscaras asiáticas que integram a coleção Kwok On, uma coleção etnográfica com mais de 13.000 objetos, doada ao Museu do Oriente, em 1999, pela Association d’ Arts et Traditions Populaires de l'Asie, criada pelo sinólogo Jacques Pimpaneau.
As máscaras apresentadas, originárias da Índia, Sri Lanka, Tailândia, Indonésia, China, Coreia, Tibete e Japão, representam seres sobrenaturais, divindades e animais fantásticos que povoaram e que ainda povoam o imaginário das culturas asiáticas.
Utilizadas em rituais religiosos e, mais tarde, em diversos espetáculos de dança e teatro, as máscaras, à semelhança dos restantes objetos da coleção Kwok On, documentam as artes performativas e géneros narrativos que transmitem os mitos, as histórias e os relatos da cultura comuns às grandes civilizações asiáticas. Tal como as estátuas nos templos, as máscaras asiáticas são objetos sagrados nos quais reside a força dos espíritos que representam.
Comissariado: Sofia Lopes e Jorge da Costa

Produção: Fundação Oriente / Câmara Municipal de Bragança
 
Retirado de www.cm-braganca.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário