sábado, 7 de dezembro de 2013

Miranda do Douro: Cerca de um milhar de burros mirandeses foram apadrinhados nos últimos 10 anos

A Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA) avançou foram que registados cerca de um milhar de apadrinhamentos de burros de raça mirandesa nos últimos dez anos.   



"Esta é uma forma de as pessoas ou entidades reconheceram todo o trabalho de salvaguarda de uma raça de animais que já esteve à beira da extinção. A iniciativa de apadrinhar um burro começou com o propósito de angariar fundos que permitam continuar a desenvolver o trabalho da associação, em todas as suas vertentes, contribuindo para a valorização do Burro de Miranda", explicou secretário técnico da AEPGA, Miguel Nóvoa.
Cada padrinho ou madrinha está a promover apoios para disponibilização de serviços veterinários e logísticos a todos os criadores do solar da raça, bem como para a dinamização de atividades de sensibilização, promoção e investigação da raça que está ameaçada de extinção.
"Cada um dos padrinhos ou madrinhas vai participar ativamente no desenvolvimento do trabalho de manutenção desta raça que conta no seu efetivo com cerca de 650 fêmeas reprodutoras em todo o solar da raça", frisou o técnico. Acrescentou que, ano após ano, são cada vez mais aqueles que renovam o apadrinhamento dos burros de Miranda por "acreditarem no potencial destes animais de raça autóctone".
O Solar da Raça do Burro de Miranda está confinado aos concelhos de Miranda do Douro, Vimioso e Bragança, sendo que há exemplares destes animais espalhados um pouco por todo o país.

Retirado de www.rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário