quarta-feira, 1 de maio de 2013

Bispo de Bragança-Miranda pede mudança de mentalidade para com os mais velhos

O bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, enviou uma carta aos idosos da diocese na qual se manifesta contra o “desprezo” que os idosos têm de sofrer e pede uma mudança de mentalidade face aos mais velhos.



“Chocam‐nos as manifestações de desprezo de idosos, o abandono destes em casa ou em lares, muitos dos quais apenas perseguindo o lucro económico, não considerando nem promovendo”, assinala a missiva, divulgada na página diocesana na internet.

O bispo transmontano elogia o “capital de vida e de conhecimento experimentado” dos mais velhos, lamentando que alguns associem esta população à “doença, à debilidade, à incapacidade e, por conseguinte, à improdutividade”.

“É certo que na sociedade contemporânea nos deparamos com uma mentalidade em que não é tão valorizada a velhice a qual, não raro, se torna objeto de contradição, tida como um ‘incómodo’, como uma declinante fase da vida”, escreve.

A mensagem surge associada à celebração do Ano da Fé (outubro de 2012-novembro de 2013), proclamado por Bento XVI, e deixa uma palavra “de estímulo e de encorajamento na esperança”.

“O facto de não sentirdes no vosso corpo o mesmo vigor e energia de outrora, o terdes deixado de exercer aquelas atividades pelas quais fostes reconhecidos ao longo dos anos não significa, de modo nenhum, que tenha cessado a vossa responsabilidade”, assinala o bispo de Bragança-Miranda.

D. José Cordeiro acredita no contributo dos idosos “para a construção de uma sociedade mais justa, mais pacífica e mais fraterna”.

“Lembro‐me de tantos de vós que vivem a cruz da solidão e do sofrimento com um sentido redentor, exemplos luminosos nos quais a Palavra do Senhor é uma força que dá sentido à existência. Agradeço‐vos, do coração, este testemunho de sabedoria”, acrescenta.

A carta tem a data de hoje, dia do 78.º aniversário de D. António Montes Moreira, bispo emérito de Bragança‐Miranda, e do 79.º aniversário da mãe de D. José Cordeiro.

Fonte: Agência Ecclesia
Retirado de www.noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário