quinta-feira, 30 de maio de 2013

MTI fez ponto de situação do projeto das Minas de Ferro de Moncorvo

No passado dia 24 Maio, Sexta-feira, a MTI Ferro de Moncorvo S.A comemorou em Torre de Moncorvo o Dia Europeu dos Minerais.






Durante o dia realizaram-se atividades experimentais na área da geologia com os alunos do Agrupamento de Escolas de Torre de Moncorvo e às 18h00 decorreu a conferência “Da Jangada de Pedra de José Saramago ao Minério de Ferro de Torre de Moncorvo: uma visita ao nosso passado mais remoto”.

A palestra, da responsabilidade de Rui Dias, Professor Associado com Agregação da Universidade de Évora com experiência na estrutura da região, ajudou os presentes a perceber o porquê da existência do jazigo de ferro de Moncorvo.

De seguida teve lugar a inauguração da exposição “Evolução; Portugal antes da História”, na antiga estação ferroviária de Torre de Moncorvo, que poderá ser visitada até ao dia 24 de Junho.

O Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Aires Ferreira, presidiu ao ponto de situação do projeto das minas de ferro de Moncorvo. Referiu que o Município está satisfeito com o rumo que as coisas estão a levar e com os 0,5 % dos royalties destinados a projetos locais e regionais.

No entanto, aproveitou o momento para mostrar à representante do Secretário de Estado da Energia e Geologia, Teresa Ponce de Leão, presente na cerimónia, as suas preocupações relativamente à entrega da gestão desses projetos à Direção Regional de Energia e Geologia, esperando que na contratualização da exploração definitiva seja salvaguardada uma forma de gestão em que o Município tenha uma palavra a dizer.

Vítor Correia, Presidente do Conselho de Administração da MTI, explicou os trabalhos que a empresa está a desenvolver na região desde a avaliação dos recursos geológicos, o tipo de produtos, o mercado e a procura potencial, as opções de lavra, as opções logísticas estando a empresa a estudar atualmente o transporte do minério através do Rio Douro e os Estudos de Impacto Ambiental que estão decorrer a bom ritmo. 

Encerrou a sessão Teresa Ponce Leão, Presidente do Laboratório Nacional de Energia e Geologia, que referiu que o potencial geológico de Portugal representa cerca de 1% do produto interno bruto e que este recurso que Torre de Moncorvo possui muito contribui para este valor. Salientou ainda que tomou nota e vai levar as preocupações do Presidente da Câmara, acrescentando que os recursos devem ser usados com responsabilidade e devem ser em 1ª instância usados na região que os produz.

Sem comentários:

Enviar um comentário