quinta-feira, 16 de maio de 2013

Cogumelos silvestres para tratar o cancro

centro_investigao_de_montanha.jpg
Utilizar os cogumelos silvestres no tratamento do cancro. Esta é uma possibilidade que está a ser estudada por investigadores do Centro de Investigação de Montanha, do Instituto Politécnico de Bragança.
A professora do IPB, Isabel Ferreira, diz que o estudo ainda está no início, mas assegura que já há resultados promissores.“Estamos numa das regiões da Europa com maior diversidade de cogumelos e de facto temos identificado algumas espécies que têm um potencial anti-tumoral. São ensaios invitro que podem evoluir agora para modelos animais. Há espécies que são promissoras, invitro inibiram o crescimento de células tumorais humanas”, explica a responsável. Os cogumelos em estudo são comestíveis, apesar de não serem os mais conhecidos pela população.
Os investigadores vão começar agora a fazer experiências em animais para analisar os efeitos destes cogumelos.
Escrito por Brigantia
Retirado de www.brigantia.pt

P. S. Isabel Ferreira foi um dos nossos entrevistados. Já na altura, estava a trabalhar nessa área com resultados promissores. Parabéns Doutora. Que tudo corra bem e que o IPB consiga que o mundo se volte para as nossas potencialidades indesmentíveis e únicas.
Sem falsa modéstia, assumimos estar um passo à frente, na escolha dos nossos entrevistados. Estamos muito orgulhosos por uma filha da terra, Isabel Ferreira é natural de Bragança, enveredar pela investigação numa área de importância vital para a humanidade, (o cancro) com os cogumelos de Trás-os-Montes.

Mara e Marcolino Cepeda  

Sem comentários:

Enviar um comentário