quarta-feira, 22 de maio de 2013

37 mil hipertensos no distrito de Bragança

foto
Estão sinalizados 37 864 hipertensos no Nordeste Transmontano, o que corresponde a 23,57 por cento do número total de utentes inscritos nos centros de saúde da área de influência da Unidade Local de Saúde do Nordeste.
Os dados são revelados pela própria ULS do Nordeste, que assinalou, na passada sexta-feira, o Dia Mundial da Hipertensão, com acções de sensibilização junto da população.
O objectivo é vigiar um maior número de utentes com problemas de tensão arterial, detectar casos que ainda não estão diagnosticados e alertar a população para os cuidados a ter com a alimentação para reduzir o aparecimento de novos casos.
Os serviços de Saúde estão a acompanhar 31 884 hipertensões, mas ainda há cerca de seis mil que estão sem vigilância.
Sílvia Costa, assessora da direcção clínica para os Cuidados de Saúde Primários, reconhece que o número de hipertensos na região é preocupante e garante que o objectivo é trabalhar para chegar a todos os utentes.
“O centro de saúde tem que trabalhar e envolver todas as instituições. E temos capacidade para fazer isso. É preciso delinear uma estratégia de actuação que chegue a todos”, defende a responsável.

Cortar no sal

E se há pessoas que se preocupam com a alimentação e até cortam no sal, há outras que não dispensam a comida bem temperada.
“Eu sei que o sal não faz bem. Por isso, na comida diminuo sempre o sal”, garante Iria Rodrigues, de 73 anos.
Já Cândida Pombo, de 78 anos, diz que costuma ter a tensão arterial “um bocadinho” acima dos valores considerados normais. “Às vezes tenho cuidado com o sal na comida, mas outras vezes não”, confessa a idosa.
Mas há alternativas ao sal. Anabela Martins, enfermeira responsável do Centro de Saúde de Santa Maria, lembra que a utilização de ervas aromáticas é uma opção.
“O que nós pretendemos com estas acções é precisamente explicar às pessoas que há alternativas, que é importante sentir o sabor dos alimentos e através das ervas aromáticas conseguimos isso”, enfatiza a enfermeira.
No ano passado, 31 por cento dos doentes internados nos hospitais de Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela eram hipertensos. Por isso, a palavra de ordem é mesmo a prevenção.

Profissionais de Saúde sensibilizam população do distrito para utilizar menos sal na confecção das refeições

Sem comentários:

Enviar um comentário