sexta-feira, 31 de maio de 2013

Acordo com subconcessionária Transmontana poupa 98 milhões ao Estado

     Secretário de Estado sublinhou ainda que a comissão de negociação das PPP “continua a trabalhar”, lembrando que ainda faltam seis subconcessões.

A comissão de negociação dos contratos das parcerias público-privados (PPP) chegou a acordo com a subconcessionária a Auto-Estradas XXI Transmontana representando para o Estado um benefício de 98 milhões de euros, adiantou esta quinta-feira o secretário de Estado das Obras Públicas, Sérgio Monteiro.

“Temos um pacote de 81 milhões de euros de redução de custo e de 17 milhões de euros de acréscimos de receita [pagos pela subconcessionária este ano à Estradas de Portugal], 98 milhões de euros no global de benefício para o parceiro público”, avançou Sérgio Monteiro, referindo-se ao acordo alcançado com a primeira subconcessionária.

O governante detalhou que “foi possível” com o acordo “conseguir uma redução dos pagamentos para os anos futuros de 81 milhões de euros” por via da redução das taxas de rentabilidade e da redução da manutenção corrente e das grandes reparações, “havendo ainda um pagamento a efectuar em 2013 pela subconcessionária à Estradas de Portugal de 17 milhões de euros”.

“Foi possível encontrar soluções ao nível da construção que pouparam dinheiro no valor global da obra. A obra é feita mais barata”, explicou.

O governante lembrou que “tinha sido dada maior urgência às concessões com impacto em termos de custo em 2013” e avançou ainda que o processo terá que ter a aprovação dos bancos e o visto prévio do Tribunal de Contas, “inaugurando os acordos relativamente às subconcessões”.

Sérgio Monteiro sublinhou que a comissão de negociação “continua a trabalhar”, lembrando que ainda faltam seis subconcessões.
     
Lusa, 2013-05-31
Retirado de www.diariodetrasosmontes.com  

Sem comentários:

Enviar um comentário