A Câmara de Vinhais, no distrito de Bragança, anunciou hoje que vai pagar a vacina da meningite a todas as crianças do concelho depois de constatar uma “redução” na imunização contra a doença devido à crise.
A vacina não é comparticipada pelo Serviço Nacional de Saúde e a imunização implica a administração de quatro doses, que implicam um encargo financeiro de 300 euros, “cada vez mais incomportável por cada vez mais famílias”, segundo a autarquia liderada pelo socialista Américo Pereira.
A Câmara de Vinhais aprovou “uma verba de 10 mil euros para financiar a administração das doses gratuitas da vacina contra a meningite a todas as crianças do concelho”.
A verba estipulada teve em conta, segundo o autarca, o custo da vacina e o número médio de nascimentos por ano no concelho de Vinhais.
O município constatou que “a crise económica e social instalada em Portugal tem levado a um profundo agravamento das condições económicas das famílias, que se reflete na redução da percentagem de crianças imunizadas contra a meningite”.
Como a doença, que “progride rapidamente e é de alta perigosidade, não faz parte do Plano Nacional de Vacinação nem é comparticipada pelo Estado”, a Câmara de Vinhais decidiu avançar com esta medida, “considerando de grande importância a melhoria da saúde infantil do concelho”.
“Esta medida representa uma melhoria dos cuidados de saúde para as crianças do concelho, sendo, simultaneamente, um importante contributo para as bolsas das famílias vinhaenses”, indicou.
Agência Lusa
Retirado de www.noticiasdonordeste.com
Sem comentários:
Enviar um comentário